Notícias

Apoio

Procon de Cachoeiro oferece orientação financeira a cidadãos superendividados

O principal objetivo do serviço é auxiliar aqueles que têm sua renda comprometida por dívidas
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em Cachoeiro, os cidadãos que estão passando por dificuldades financeiras, devido a um grande volume de dívidas, podem contar com o apoio do Núcleo de Combate ao Superendividamento, coordenado pelo Procon do município.

O principal objetivo desse serviço é auxiliar aqueles que têm sua renda altamente comprometida por dívidas, fornecendo suporte para a negociação de débitos e orientações sobre educação financeira por meio de uma equipe multidisciplinar.

O processo de assistência ao consumidor superendividado, no Núcleo, é dividido em três etapas: primeiro, é feito um levantamento dos débitos, identificando-os de maneira detalhada; em seguida, o consumidor recebe propostas de plano e condições de pagamento; por fim, são realizadas audiências de negociação com os credores.

De acordo com o Procon, o Núcleo de Superendividados está disponível para atender o público em geral, esclarecendo dúvidas sobre a situação financeira do consumidor e verificando se ela se enquadra nos critérios previstos na legislação.

O atendimento é realizado na Rua Bernardo Horta, 204, Guandu, das 12h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para receber suporte, o consumidor deve reunir o máximo de informações possíveis sobre suas dívidas e estar com seus documentos pessoais em mãos.

“Nosso objetivo é atender aquela pessoa que está superendividada, chegando a um ponto crítico, que compromete, inclusive, a própria subsistência e, também, a de sua família. Estamos à disposição para ajudar a quem precisa superar essa situação”, destaca o coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Luiz Guimarães de Oliveira.