Notícias

Oportunidade

Procon de Cachoeiro recomenda mutirão para renegociação de dívidas com bancos

Até o dia 31 de março, serão oferecidos descontos e prazos especiais de pagamento da dívida
Foto: Reprodução/Web

A partir desta quarta-feira (1), quem estiver endividado com bancos poderá negociar os débitos em atraso por meio do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, evento promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país.

Até o dia 31 de março, serão oferecidos descontos e prazos especiais de pagamento das dívidas, a critério de cada instituição, que irá definir as regras e condições a serem ofertadas.

Poderão ser renegociadas dívidas no cartão de crédito; cheque especial; crédito consignado e outras modalidades de crédito em atraso com bancos ou financeiras; com exceção dos empréstimos com garantia de bens, como veículos, motocicletas ou imóveis.

A negociação poderá ser feita, diretamente, com o banco ou financeira, usando os canais oficiais da instituição ou pelo portal consumidor.gov.br.

Na página sobre o Mutirão Nacional, criada para orientar o consumidor sobre como participar da campanha, há vídeos mostrando o passo a passo sobre como acessar o portal, encontrar a instituição e abrir o pedido de negociação.

“Oportunidades deste tipo não podem passar em branco. A chance de negociação, com circunstâncias diferenciadas, permite ao consumidor resolver questões financeiras, oxigenando, muitas vezes, o orçamento familiar”, ressalta o coordenador do executivo Procon de Cachoeiro, Fabiano Pimentel.