Produtoras rurais de Burarama participam do Café com Elas

Mais de 140 mulheres estiveram presentes na segunda edição do evento

A Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), realizou, nesta quarta-feira (17), a segunda edição do Café com Elas. O evento aconteceu na comunidade de Campos Elíseos, no distrito de Burarama.

Estiveram presentes mais de 140 mulheres, incluindo moradoras de Burarama e de localidades como Pedra Lisa, Banca Areia, Boa Vista e Alto São Vicente. Elas tiveram a oportunidade de assistir à palestra “Autoestima da Mulher” e participaram de rodas de conversa. Houve, ainda, um divertido sorteio de brindes, acompanhado de um café da tarde especial.

“Fiquei muito feliz em participar deste momento tão especial com a união de muitas mulheres. Valorizo eventos voltados para mulheres, pois temos oportunidade de nos reconhecermos e nos apoiarmos. Todas as mulheres de Burarama que estiveram presentes gostaram muito, porque percebemos o cuidado que tiveram para nos receber, desde a estrutura montada, a organização do lanche, os brindes, e a música de ótima qualidade. Foi tudo muito bom”, declara a presidente da associação de moradores e empreendedores de Burarama, Poliana Gava.

“Certamente, pretendemos levar esta proposta para outras comunidades rurais, valorizando o trabalho das mulheres no campo, elevando a sua autoestima e debatendo oportunidades de negócio para melhoria da renda e do conforto das famílias no meio rural”, disse o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

O projeto

O Café com Elas é uma das ações promovidas pela equipe da Semai dentro do projeto Circuito de Turismo Rural, que visa potencializar o agroturismo na área rural de Cachoeiro. Além da Semai, o projeto do circuito envolve as secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semesp), Cultura e Turismo (Semcult) e Meio Ambiente (Semma).

Esta foi a segunda edição do Café com Elas, que tem periodicidade mensal – a primeira ocorreu na comunidade de Boa Vista, no distrito de São Vicente, no mês de junho deste ano. A iniciativa tem como foco a valorização das mulheres que trabalham no meio rural, proporcionando interação do poder público com as produtoras rurais. Isso permite a identificação de demandas que possam ser atendidas nas comunidades, além de fortalecer a integração entre as produtoras.