Produtoras rurais se capacitam para melhor gerir os negócios

O curso vem reforçar a necessidade para a saúde financeira do negócio

Um grupo de 13 produtoras rurais da região do distrito de São Vicente, começou nesta segunda (02), o curso “Mulheres em Campo”, oferecido pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria de Agricultura e Interior (Semai), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As aulas estão acontecendo no salão da Igreja Católica de Boa Vista, todas as segundas de setembro, das 8h às 17h.

Ao longo dos cinco encontros que serão realizados, elas vão aprender mais sobre empreendedorismo, custos de produção, viabilidade, diagnóstico do negócio e desenvolvimento pessoal, com o objetivo de avaliar melhor as condições de mercado e gerir melhor os próprios negócios.

Essa é a primeira turma desse curso oferecida por meio da parceria. Totalmente gratuito, o curso ajuda as produtoras rurais a se capacitarem em um assunto que apesar de fazer parte do cotidiano dos produtores, ainda é colocada pouco em prática, já que muitos resistem em fazer contas e análises. O curso, contudo, vem reforçar a necessidade para a saúde financeira do negócio. Ao final, elas vão receber certificado de 40 horas;

Simone das Graças Fávero Felippe, 45, é uma das alunas do curso e atualmente está investindo em turismo rural. Ela conta que sabe a importância de dar atenção aos pontos abordados pelo curso na hora de fazer a gestão e conta que está gostando de participar.

“A informação sempre ajuda porque fala sobre como devemos lidar com empreendimento, com o cálculo. Aqui já trabalho com algumas dessas premissas no chalé em que ofereço almoços e cafés por agendamento. Avalio bem as práticas de administração, verifico se está dando lucro ou não. Mas a oportunidade reforça o nosso trabalho”, conta Simone.

O secretário de Agricultura e Interior, Robertson Valladão, destaca que a região de Boa Vista e Alto São Vicente, onde está localizada a Pedra da Penha, possui um elevado potencial turístico. “Nós estamos oferecendo aos agricultores todas as informações necessárias para a gestão eficiente dos seus empreendimentos, nos mais diferentes ramos”, disse.

A Prefeitura de Cachoeiro projeta muitos outros investimentos na região. “Isso irá certamente possibilitar a criação de novos postos de trabalho, contribuindo para a diminuição do êxodo rural e favorecendo o desenvolvimento do município”, finalizou o secretário.