Preparativos

Profissionais da educação retornam às escolas municipais

Professores das escolas de tempo integral participam de atividade de formação especial
Foto: Divulgação/PMCI

Cerca de 2,3 mil servidores da Secretaria Municipal de Educação (Seme) retomaram suas atividades nas unidades de ensino nesta semana. O início do ano letivo será na próxima segunda (10) e, durante a semana, os profissionais atuam no planejamento das aulas; organização das salas e materiais pedagógicos; preparação de atividades e demais ações que serão realizadas nas escolas.

Os gestores das unidades de ensino, por sua vez, participam de reuniões com orientações sobre o início das aulas, alimentação escolar, prestação de contas e currículo no Espírito Santo, com a presença dos pedagogos escolares.

Já os professores das escolas de tempo integral “Julieta Deps Tallon” e “Prof. Athayr Cagnin”, cujas aulas terão início em 12 de fevereiro, participam de uma atividade de formação continuada desta terça (4) até sexta-feira (7), no auditório do Centro de Referência, Pesquisa e Capacitação do Professor de Educação Básica “Dr. Dirceu Cardoso” (Cecapeb), localizado em Morro Grande.

As unidades de tempo integral trabalham com o modelo “Escola da Escolha”, que abrange disciplinas semestrais escolhidas pelos próprios estudantes, havendo atividades de enceramento apresentadas à comunidade escolar.

“As escolas de tempo integral possuem planejamentos específicos para o modelo ‘Escola da Escolha’ e, de acordo com esse modelo, preparamos ações fundamentais, a fim de instruir os profissionais e auxiliar no ajuste e melhora dos processos didáticos e organizacionais dessas unidades de ensino”, complementa a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.