Desenvolvimento social

Programa Acessuas de Cachoeiro é referência para o município de Presidente Kennedy

Programa oferece oficinas de qualificação profissional para usuários de serviços de assistência social
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro de Itapemirim (Semdes) recebeu uma visita técnica da equipe de Assistência Social da cidade de Presidente Kennedy. A iniciativa teve como objetivo conhecer as práticas bem-sucedidas em inclusão social e profissional desenvolvidas pela equipe cachoeirense no programa Acessuas Trabalho e foi motivada pelo reconhecimento do Governo Estadual à eficácia do trabalho em Cachoeiro.

“Temos o privilégio de sermos reconhecidos como referência no sul do Estado. O programa Acessuas Trabalho tem sido uma ferramenta fundamental na promoção da inclusão no mercado de trabalho. E o nosso compromisso é proporcionar oportunidades dignas e sustentáveis para aqueles que mais precisam, contribuindo assim para sua autonomia e integração na sociedade”, enfatizou Tatiana de Oliveira Sant’Ana, secretária municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro.

Durante a visita, a equipe de Presidente Kennedy teve a oportunidade não apenas de conhecer as práticas implementadas, mas também de discutir os desafios enfrentados no âmbito da assistência social e do mercado de trabalho local, fortalecendo as políticas sociais em ambas as cidades, visando o bem-estar e a inclusão dos cidadãos.

Sobre o programa

O programa Acessuas Trabalho em Cachoeiro oferece uma gama de iniciativas, incluindo oficinas, encaminhamentos, intermediação de mão de obra e atendimento psicossocial. Em 2023, foram realizadas 16 oficinas voltadas para o mercado de trabalho, abordando temas essenciais como Ética e Comportamento, Trabalho em Grupo, Comunicação, dentre outros. Essas oficinas beneficiaram cerca de 120 pessoas, proporcionando-lhes habilidades práticas e oportunidades reais que culminaram em atividades de geração de renda.