Pessoas em situação de rua

Programa de saúde Consultório na Rua é inaugurado em Cachoeiro

Equipe do novo serviço atuou na Praça Jerônimo Monteiro nesta sexta (5)
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro inaugurou, na tarde desta sexta-feira (5), o programa Consultório de Rua, que visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Instituído no âmbito da Política Nacional de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, o programa disponibiliza equipes multidisciplinares, que realizarão serviços itinerantes, como atendimento médico, psicológico, social e outras especialidades articuladas à rede municipal de saúde.

Além disso, o Consultório na Rua pretende, também, desenvolver estratégias de cuidados, prevenção e promoção de saúde, contribuindo para a redução de danos causados pelo uso excessivo do álcool, substâncias psicoativas, entre outros agravos no público-alvo do programa.

Presentes na solenidade de inauguração, que foi realizada na praça Jerônimo Monteiro, o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, e o prefeito Victor Coelho destacaram a importância do Consultório na Rua na ampliação dos atendimentos em saúde no município.

“O Consultório na Rua é mais uma ação que visa humanizar a saúde em nossa cidade. Esse é um serviço que vai atender pessoas em situações de vulnerabilidade e precariedade. Nosso objetivo, como servidores, é justamente esse: entregar serviços básicos com qualidade para quem mais precisa”, afirmou o secretário.

“A saúde de Cachoeiro tem ganhado melhorias significativas, e cada vitória precisa ser comemorada. Mais um serviço importante chega para nossa cidade e diversas pessoas serão beneficiadas com isso. Uma cidade mais humana é uma cidade que olha para todos”, salientou Victor Coelho.

Atendimento integrado

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o programa requer uma forte articulação com a rede de apoio, com equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), serviços de urgência e emergência, instituições de assistência social e outras entidades civis ou públicas.

Os atendimentos do programa já acontecem em casas de passagem, Centro POP – Espaço Vida e, também, a partir de busca ativa e abordagens nas ruas. O ônibus Cachoeiro + Saúde, consultório volante da Semus, dará suporte nas ações.

Em Cachoeiro, a equipe do Consultório está lotada na Unidade Básica Saúde do bairro Aquidaban, por apresentar localização central, oferecendo maior acessibilidade aos pacientes.