Projeto da ExpoSul Rural 2020 é apresentado no Parque de Exposições

Durante o evento, organizadores falaram sobre novidades previstas para próxima edição

Na manhã desta terça-feira (30), a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e o Sindicato Rural do município apresentaram o projeto da Exposul Rural 2020, que será realizada de 1º a 5 de abril. O evento aconteceu no Parque de Exposições do Aeroporto, em um café da manhã com cerca de 400 pessoas, entre autoridades, expositores que participaram este ano e representantes de entidades parceiras e do cooperativismo.

Entre as novidades previstas para a próxima edição estão a ampliação da fazendinha, grande sucesso entre as crianças, a trilha do leite – que vai mostrar o processo do leite, desde a produção natural até a mesa do consumidor –, o Concurso Nacional do Gir Leiteiro e do Girolando, e o retorno da exposição especializada do Mangalarga Machador.

Os organizadores disseram que o número de expositores será ampliado em 20%, por causa da procura e da abrangência do evento. Além da apresentação das novidades houve o lançamento da revista especial que conta a trajetória das três primeiras edições da Exposul Rural (2017, 2018 e 2019).

“Nós esperávamos que a Exposul crescesse. Era a nossa expectativa. Mas não tínhamos ideia da proporção que seria alcançada. Ela tem conseguido ocupar um espaço que, no primeiro ano, não poderíamos imaginar. Em 2020, estou com grande expectativa de superar todos os recordes anteriores, mas a meta principal é ver os produtores e agricultores felizes e a população satisfeita. Essa manhã, com a presença massiva de tanta gente só demonstra o sucesso que será a próxima Exposul”, ressaltou o secretário de Agricultura e Interior do município, Robertson Valladão.

O presidente do Sindicato Rural, Wesley Mendes, afirmou que o crescimento do evento se justifica por causa das parcerias certas. “Nós sabíamos do potencial que a exposição apresentava. Acredito que a Exposul 2020 será ainda maior, e que ela dará ainda mais foco à produção e à agricultura capixaba”, comentou.

“É uma alegria muito grande de estar aqui com vocês, em ocasião deste evento que tem se tornado um marco para essa cidade. O objetivo do evento é mostrar a Exposul para aqueles que são protagonistas: os produtores rurais. A Exposul criou um novo formato, que ao longo das edições, nos proporcionou novas experiências. Este ano já está sendo diferente. Este café, mostra isso; nos surpreendeu”, disse o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, em seu pronunciamento.

Produtor rural da comunidade de Alto São Vicente, Nivaldo Fávaro, confirma o sucesso e a visibilidade do evento e ressalta a expectativa para a edição de 2020.

“Eu participo desde a primeira edição e apresento produtos com base de palmito, como torta, espaguete, pastel, e sempre foi muito bom expor – aliás, está cada vez melhor. A procura pelas minhas mercadorias aumentou depois que participei da Exposul, e esse tipo de visualização nos anima. Minhas expectativas estão bem altas. Pelo que vimos hoje, acredito que a Exposul do ano que vem será melhor do que a de 2019”, salienta.

ExpoSul Rural 2019

A ExpoSul Rural 2019 foi realizadade 10 a 14 de abril, e possibilitou a movimentação de aproximadamente R$ 25 milhões em negócios. Estão incluídos no valor negociações fechadas durante o evento e comercializações prospectadas, superando em 80% a expectativa inicial da organização.