Unidade de Qualidade de Vida

Projeto de Cachoeiro entre os cinco melhores da saúde pública no estado

Unidade de Qualidade de Vida atende mulheres com doenças crônicas e gestantes que moram na região do Vila Rica
Foto: Márcia Leal/PMCI

O projeto “Unidade de Qualidade de Vida: Promovendo Saúde e Qualidade de Vida”, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro, foi selecionado entre as cinco experiências mais exitosas na área da saúde pública do estado, durante a V Mostra “Espírito Santo, aqui tem SUS”, realizada na cidade de Domingos Martins, na semana passada.

A fase estadual do evento recebeu 51 submissões de trabalhos de diversas partes do Espírito Santo, e Cachoeiro foi o único município da Região Sul a ser selecionado.

Agora, o projeto será apresentado na etapa nacional do congresso, durante a  XVII Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”, que acontecerá ainda este ano, no estado do Mato Grosso.

Fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) e a Semus, a Unidade de Qualidade de Vida destacada no projeto atende mulheres com doenças crônicas e gestantes que moram na região do Vila Rica.

O secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, comemorou o reconhecimento do trabalho, que tem contribuído com a saúde de muitas mulheres.

“Estamos contentes com esse reconhecimento. É um trabalho muito importante, direcionado à promoção da saúde da mulher cachoeirense. Agradecemos a todos os servidores que executam esse projeto com tanto profissionalismo e cuidado, visando oferecer, sempre, um serviço de qualidade ao cidadão”, destacou o secretário.

“A prática de atividades físicas é, comprovadamente, um excelente caminho para a manutenção da saúde das pessoas. Estamos muito felizes com o reconhecimento dessa nossa parceria com a Secretaria de Saúde, com um projeto que tem beneficiado mulheres do nosso município”, destaca a secretária municipal de Governo, Lilian Siqueira, que também responde, interinamente, pela Semesp.

Projeto é aprovado pelas mulheres da região

As atividades da Unidade de Qualidade de Vida acontecem na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Rica, com aulas de treinamento funcional e exercícios aeróbicos, que contribuem para melhorar as condições de saúde das participantes.

Agentes comunitários de saúde indicam moradoras da região para participação no projeto, mas as mulheres daquela área que se enquadrem no público-alvo da ação também podem procurar a UBS. Para ingressarem nas atividades, as participantes passam por uma avaliação física.

Rose Mary Dardengo, de 61 anos, participa do projeto desde o seu início, e não perde um dia de atividades.

“Pra mim tem sido de grande valia, sou hipertensa, então fazer atividade física sempre ajuda a normalizar as nossas taxas, e esse projeto tem me ajudado muito nesse sentido. Venho, trago minhas irmãs, cunhadas, pra todas ficarem saudáveis e em forma”, comentou.

Gabriele Dardengo, tem 36 anos, participa do projeto há três semanas, e está animada com as aulas. “Sinto que já estou com um condicionamento melhor. É uma iniciativa muito importante da Prefeitura para melhorar a saúde das pessoas. Indico para todas as moradoras aqui da região, que venham participar também”, disse.