Projeto de coleta seletiva chega ao interior de Cachoeiro

Cachoeiro passa a contar com 26 coletores, distribuídos também na área urbana

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim vai expandir o projeto Vem Reciclar para o interior do município, e a primeira região a ser contemplada é Pacotuba. Nesta terça-feira (3), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) entregará ao distrito um ponto de entrega voluntária (PEV) de materiais recicláveis, como plásticos, papel, metal e vidros.

O PEV será implantado na Escola Família Agrícola, em evento marcado para as 10h, com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Louzada, que dará palestra sobre coleta seletiva. Ele estará acompanhado das equipes de Educação Ambiental e de Controle de Resíduos Sólidos, que atuam diretamente na iniciativa.

Com isso, Cachoeiro passa a contar com 26 PEVs, distribuídos, também, em diferentes locais da área urbana. E a previsão é de que mais 100 novos coletores sejam instalados ao longo dos próximos 11 meses, por meio de investimento orçado em cerca de R$ 210 mil, valor proveniente do Fundo Municipal de Defesa Ambiental.

“O município tem feito sua parte, ao investir em projetos nessa área, e a parceria com o Conselho de Meio Ambiente local tem sido fundamental para concretizá-los”, destaca Mário Louzada.

A instalação dos receptores seguirá cronograma definido pela Semma após o mapeamento conduzido pela equipe de Controle de Resíduos Sólidos, para identificar as regiões com maior demanda de resíduos e calcular a distância ideal entre cada ponto de coleta. Os bairros Coramara, Aeroporto e São Luiz Gonzaga são algumas das regiões que serão inicialmente atendidas.

Mais 125 bags coletores distribuídos em Cachoeiro

Além dos PEVs, a cidade já conta com 125 bags coletores, em toda a rede de ensino municipal urbana e, também, em condomínios e empresas, todos viabilizados pelo projeto Vem Reciclar.

Hoje, dois caminhões realizam a coleta, e o montante de resíduos chega a 25 toneladas por mês. Todo material coletado tem como destino a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro (Ascomirim), com sede no bairro Coronel Borges. Hoje, a entidade tem 14 associados que dão o tratamento adequado aos resíduos para venda à empresas de reciclagem, gerando renda para as suas famílias.