Projeto de tratamento contra catarata realizou mais 600 cirurgias em 2023

Foto: Reprodução/Web

Um programa que conta com o apoio do Conselho Municipal do Idoso, da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) o HECI-VER, que visa eliminar casos de cegueira evitáveis em Cachoeiro, realizou, em 2023, 666 cirurgias de cataratas.

Voltado para pessoas com idade a partir de 60 anos, com diagnóstico ou sintomas de cataratas, objetivando possibilitar uma nova realidade para aqueles que sofrem com a doença, proporcionando qualidade de vida e promovendo a saúde da visão dos idosos.

Ainda em 2023, 407 pessoas foram atendidas e foram realizadas 12 cirurgias de pterígios, 2.070 consultas, 1.987 exames e 39 outros procedimentos.

A aposentada Miria Marcela Jorge, de 67 anos, fez cirurgia pelo projeto e, agora, consegue enxergar a vida mais bonita.

“Fiz todo o pré-operatório e posso assegurar que o procedimento é rápido e indolor. Destaco o carinho, o acolhimento e a atenção que todos os profissionais envolvidos dispensam no atendimento. Estou muito satisfeita”, comemora.

Para participar do projeto, os interessados devem procurar o Instituto dos Olhos Dona Dalila, que fica em frente ao Hospital Evangélico, onde será iniciado o processo. Além disso, para esclarecimento de dúvidas, as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (28) 3526-6135.

O valor previsto de investimento no HECI-VER é de mais de R$2 milhões, recursos captados de renúncia fiscal de 1% do Imposto de Renda de empresas de Lucro Real. Os setores envolvidos são o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Fundo Municipal da Pessoa Idosa, Instituto dos Olhos – Hospital Evangélico de Cachoeiro e Prefeitura Municipal, por meio da Semdes.

“Dignidade e esperança é o que esse projeto oferece. Estamos felizes pelas pessoas que já conseguiram, de alguma forma, serem beneficiadas por ele. Desejamos, porém, que esse número seja maior e que mais pessoas tenham a vida transformada através do HECI-VER”, salienta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.