Formação de líderes

Projeto Soma. aborda transparência e participação social em segundo encontro

Atividades aconteceram no Centro Universitário São Camilo
Foto: Patricia Pim/PMCI

Na última quarta-feira (15), a Prefeitura de Cachoeiro iniciou as atividades do segundo encontro do projeto Soma., voltado ao fortalecimento das lideranças comunitárias de Cachoeiro. O tema da vez é “Transparência, controle e participação social”.

Os presentes receberam treinamento no laboratório de informática do Centro Universitário São Camilo, parceiro da ação. O foco foi a apresentação e aprofundamento sobre os canais oficiais de comunicação com a Prefeitura.

A ação foi conduzida por uma equipe da Controladoria Geral do Município (CGM), que orientou os participantes sobre todos os passos que devem ser seguidos no momento de solicitar e acompanhar uma demanda direcionada aos órgãos da estrutura administrativa do municípios.

Os inscritos no projeto foram divididos em grupos e tiveram a opção de agendar, previamente, a melhor opção de dia e horário para participar do treinamento. As atividades seguem nesta quinta-feira (16).

“Acreditamos que a comunicação é a chave para uma gestão pública mais eficiente e próxima das pessoas. Os líderes comunitários conhecem as particularidades de cada bairro e sabem quais são suas necessidades. Por isso, é fundamental que eles conheçam e saibam utilizar, de maneira eficiente, os canais adequados para a solicitação de suas demandas”, afirma Mylena Lopes, controladora geral do município de Cachoeiro de Itapemirim.

De acordo com a Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico (Semgov), responsável pelo projeto, os líderes irão levar, aos seus bairros, os aprendizados obtidos durante os encontros. Além disso, também haverá visitas in loco das equipes do projeto, para auxiliar o orientar os participantes na formatação dos planos das comunidades.

Participantes foram apresentados aos principais canais de comunicação com a Prefeitura de Cachoeiro

Sobre o projeto

A iniciativa prevê a realização de encontros formativos mensais, com o objetivo de orientar os representantes das comunidades sobre a importância da comunicação com a Prefeitura.

Ao longo dos encontros, os líderes e representantes de comunidades irão realizar, de forma orientada, diagnósticos referentes às particularidades de suas regiões, mapeando as principais demandas e destacando as representações culturais, como festas e eventos tradicionais, que podem vir a ser apoiados pela Prefeitura, via editais de chamamento público, bem como pela iniciativa privada.

As atividades contam com os seguintes apoiadores: Centro Universitário São Camilo, Sicredi, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Federação das Associações de Moradores de Cachoeiro de Itapemirim (Fammopoci).