Quinta-feira (29) tem lançamento do OP 2013

Participam da solenidade secretários municipais, autoridades políticas locais, lideranças comunitárias e moradores. “Contamos com grande público para este evento, a exemplo dos outros anos, até mesmo porque o OP é um jeito inovador de governar, com a participação direta do povo. Quem vive em Cachoeiro sabe que, por meio desse mecanismo, pode participar das escolhas das obras importantes para sua região e ainda eleger seus representantes no OP e ver o resultado na prática, com as obras que estão sendo executadas”, reafirma a secretária municipal de Gestão Estratégica, Mara Tosato.

Por meio do OP, a população de Cachoeiro já escolheu 64 obras, sendo 29 no primeiro ciclo, 20 no segundo, e mais 15 obras eleitas no terceiro ciclo. São R$ 45 milhões em recursos do município que estão sendo investidos em melhorias na infraestrutura de bairros, distritos e localidades.

“As obras sugeridas por meio do Orçamento Participativo já beneficiam diversas comunidades, em bairros e distritos, e a participação dos moradores nas plenárias é fundamental, para que as melhorias ocorreram cada vez mais nas regiões que mais precisam”, destaca o prefeito Carlos Casteglione.

Solicitações antigas entre as obras entregues

Entre as escolhidas e executadas estão importantes obras de infraestrutura, como o muro de contenção da rua Gladistone Rubim, no bairro Sumaré. Comprometida após a queda de um barranco há mais de 25 anos, a rua voltou a ficar transitável para veículos e segura para os pedestres a partir da entrega da obra, em maio do ano passado.

Para a secretária Mara Tosato, o OP é um instrumento legítimo da democracia. “E o resultado tem sido muito bom, com a realização de obras que a população esperava há muitos anos. As escolhas são sábias. São desejos de muitos anos, desejos históricos dos cachoeirenses. O povo tem vontade de ser ouvido e com o OP isso se concretiza, porque essa ferramenta é usada pela população para dizer exatamente o que quer e onde quer”, completa.

Reuniões preparatórias começam na sexta (30)

A primeira fase do OP é composta por reuniões preparatórias, que serão realizadas em todas as 13 regiões definidas pelo programa. Nesses primeiros encontros, os moradores têm acesso a esclarecimentos sobre a metodologia e os critérios. A fase neste ano vai até 27 de abril e começa pela localidade de Santa Fé de Cima, nesta sexta-feira (30), para os moradores da Região 13, que compreende também o distrito de Córrego dos Monos e a localidade de São Joaquim.

Já as plenárias regionais serão realizadas de 3 a 17 de maio. Nelas os moradores elegem as prioridades para o município e seus conselheiros, além de definir o número de delegados da cidade para os seus respectivos fóruns regionais.

Participe do lançamento do OP 2013!

Quando: nesta quinta-feira (29), às 19h
Local: praça Jerônimo Monteiro

Programação das Reuniões Preparatórias do OP 2013
Horários: de segunda a sexta-feira, credenciamento a partir de 18h e início às 19h