Recorde de corredores marca 41ª edição da Corrida de São Pedro

Participantes locais e de outras cidades correram pelas ruas da cidade

“Esta é a minha quarta participação na corrida. Quando era adolescente, eu corri. Hoje, venho trazer também a minha filha para correr, na categoria infantil. Ela pediu para participar e fico muito feliz com isso, pois ela segue o exemplo que tem em casa. Os pais são espelhos para os filhos. A São Pedro mais uma vez está linda e estamos felizes em fazer parte desta tradicional festa em nossa cidade.”

O depoimento é de Michele Abílio Carvalho, participante da 41ª Corrida de São Pedro, realizada no sábado (22), em Cachoeiro, com o tema “Tradição que Transforma”.

As atrações no pavilhão da Ilha da Luz se iniciaram no meio da tarde, com a prova Kids, em que 400 crianças correram distâncias que variavam de 200 a 2.000 metros, de acordo com a idade. A meninada ainda se divertiu com cosplay de personagens de desenhos animados, picolés e lanches que foram distribuídos.

Já às 19h, mais de mil corredores, entre atletas profissionais e amadores, participaram da largada da categoria adulto, dividida nos percursos de 5, 10 e 15 quilômetros. Havia corredores de cidades capixabas e também de outros Estados da região sudeste – Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. O público presente pôde acompanhar a corrida no telão instalado no local e, ainda, se divertir com muita música, tocada por um DJ.

A corrida abriu a programação da Festa de Cachoeiro. O prefeito Victor Coelho participou da prova – no percurso de 5 km – e comentou sobre essa edição. “Estou muito feliz de concretizar outra edição da corrida de São Pedro e de, mais uma vez, inserir as crianças no evento. É uma corrida que apresenta números recordes de inscrição e que está melhor a cada ano”, disse.

A prova também teve atrativo em pontos do percurso. Nas imediações do Teatro Municipal Rubem Braga, na avenida Beira Rio, a banda Malícia do Samba fez uma apresentação. Já na Praça da Paz, no bairro Arariguaba, outro DJ animava o local.

Pela primeira vez na prova, Raquel Oinhos Nunes de Souza, 29, faz parte do núcleo de corrida do projeto Nosso Esporte Cachoeiro, da prefeitura, e comentou sobre sua participação. “Estou muito feliz, de verdade, em estar aqui este ano. Eu não imaginava correr, nem participar de uma prova. Agradeço muito ao nosso instrutor que, mais do que nos treinar, nos incentivou a praticar uma atividade física, melhorando a qualidade de vida de todas as participantes do grupo”, contou.

“Chegamos à 41ª edição da Corrida de São Pedro. Buscamos constantemente inovar e atrair mais adultos e crianças para uma vida saudável e para as práticas esportivas. É nesse ambiente que a corrida de rua se mostra como uma modalidade inclusiva e participativa. Agradeço o trabalho em conjunto das secretarias envolvidas, a todos que trabalharam na realização do evento e às empresas apoiadoras”, frisou a secretária de Esporte e Lazer de Cachoeiro, Lilian Siqueira.

“A São Pedro já faz parte do calendário estadual de corridas de rua, já existe a cultura de participação na corrida. O aumento do número de inscrições que tem ocorrido nas últimas edições é a prova disso. Fico muito feliz em ver o município apoiar o esporte e, também, em ver o apoio da iniciativa privada. O evento está muito bem organizado. Parabéns ao prefeito Victor e à secretária Lilian”, disse o secretário de Esporte e Lazer do Espírito Santo, Júnior Abreu.

Doações

Foram arrecadados, com as inscrições para a prova, mais de 1.400 pacotes de fraldas geriátricas e mais de 400 caixas de leite, para a filantropia. Os itens serão entregues a instituições escolhidas pelo Lions Clube de Cachoeiro.

A realização da corrida foi uma parceria entre as secretarias municipais de Esporte, de Segurança e Trânsito, de Saúde, de Cultura, de Serviços Urbanos e de Desenvolvimento Urbano, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Tiro de Guerra, e contou com o apoio das empresas Unimed Sul Capixaba, Perim, Cofril, Selita, Unopar, Celp, Armando Pneus, Padaria Top, Academia Atletas, Sicoob Credirochas, Planeta H Carros e Cachoeiro Suplementos.

Para consultar a classificação geral da prova, acesse: https://www.chiptiming.com.br/resultados/sao/pedro

As fotos também estão disponíveis no https://www.flickr.com/photos/prefeituradecachoeiro-es/albums/72157709219678598