Avanços

Rede municipal de saúde se fortalece com novos serviços e investimentos

Neste mês, município ganhou a primeira Unidade de Saúde da Mulher
Foto: Márcia Leal/PMCI

O ano de 2022 está sendo de grandes conquistas para a rede municipal de saúde de Cachoeiro. Diversas entregas já foram concretizadas e outros investimentos estão em andamento, para fortalecer a rede de atenção básica do município.

Em parceria com a Faculdade Multivix, a Prefeitura entregou, neste mês, dois importantes equipamentos públicos: a Casa Rosa, com atendimento exclusivo ao público feminino, e o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que irá, gradualmente, unificar os atendimentos especializados em odontologia já realizados pelo município.

Dez novas ambulâncias foram incorporadas à frota municipal, para reforçar o transporte sanitário na cidade e no interior. Seis delas estão à disposição dos distritos de São Vicente, Soturno, Pacotuba, Conduru, Córrego dos Monos e Burarama. Os demais veículos servem ao Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes” (PPG), à Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do Marbrasa e ao Centro de Referência de Saúde do Trabalhador.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso aos serviços do SUS à população em situação de rua, iniciou, na última sexta-feira (5), os atendimentos itinerantes do programa Consultório na Rua, do Ministério da Saúde.

Novos equipamentos para as unidades

A Semus também adquiriu novos equipamentos para a rede municipal de saúde. A Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu” recebeu uma Cabine de Segurança Biológica, utilizado na realização de exames de baciloscopia e análise de escarro para diagnóstico de tuberculose e de outras doenças infectocontagiosas.

Outra entrega importante foi a de dois consultórios odontológicos portáteis, adquiridos para atendimentos domiciliares, principalmente, de pessoas idosas, acamadas ou com dificuldade de locomoção.

Além disso, o PPG foi equipado com um novo aparelho de raio-X digital, que aprimorou os diagnósticos de imagem feitos na unidade.

Melhorias nas UBS

Além das entregas de novos equipamentos públicos, a Prefeitura iniciou obras de melhorias estruturais em unidades básicas de saúde (UBS), como as de Jardim Itapemirim e Soturno. Também estão em andamento as reformas nas unidades dos distritos de Itaoca e Córrego dos Monos. Na comunidade de Monte Alegre, o posto de atendimento recebeu manutenção.

Já no bairro Zumbi, está sendo construída uma nova UBS. De porte III, a unidade será a maior da região sul capixaba.

“O ano de 2022 tem sido de muitas conquistas e realização de sonhos. São avanços que demonstram o nosso compromisso em tornar a rede de saúde do município mais eficiente e humanizada na entrega de serviços à população”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.