Ensino híbrido

Rede municipal retoma aulas presenciais pelas turmas de 4º e 5º anos

Estudantes alternarão uma semana com aulas presenciais e uma semana com ensino remoto
Foto: Márcia Leal/PMCI

A retomada gradual das aulas presenciais, pela rede municipal de educação de Cachoeiro, teve início, nesta quarta-feira (12), para turmas de 4º e 5º anos do ensino fundamental.

Os profissionais das unidades de ensino receberam os alunos, seguindo todas as medidas de prevenção da Covid-19, como: aferição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel 70% e distribuição de máscara de proteção extra. Além disso, as salas de aula têm apenas 50% da capacidade ocupados, para garantir o distanciamento necessário entre estudantes.

Na escola municipal “Professor Valdy Freitas”, no bairro Paraíso, a mãe de um dos alunos, Ananeri Marchezi, comentou sobre o retorno gradativo do ensino presencial.

“Acredito que seja necessário, porque tem muito tempo que as crianças estão em casa. O retorno às aulas presenciais ajuda tanto no psicológico dos alunos quanto na educação, e estamos vendo que as medidas sanitárias estão sendo seguidas na escola”, avalia.

“Estou ansiosa porque eu sei que a escola faz muita falta, minha filha sente bastante. Apesar de apreensiva pelo coronavírus, estou vendo que a escola está tomando todos os cuidados necessários para garantir a segurança das crianças e professores”, avalia a mãe de outra aluna do 4º ano, Vânia Barreto.

Já a estudante do 5º ano, Ingrid Afonso, conta sobre como se sente na escola novamente. “Estava com saudade das aulas presenciais. Me sinto segura com máscara e, dentro da sala, estamos distantes também. Achei muito bom”, afirma.

A gestora da escola, Izabela Archanjo Pereira Paz, ressalta que todos os protocolos exigidos para a segurança dos alunos e professores estão sendo observados. “Também estamos sempre orientando as crianças sobre a importância de respeitar todas as medidas. Os responsáveis podem ficar tranquilos”, afirma.

Modelo híbrido

A rede municipal de educação de Cachoeiro está adotando o modelo híbrido de ensino, em que os estudantes alternarão uma semana com aulas presenciais e uma semana com ensino remoto, levando em conta um revezamento de turmas. No revezamento dos alunos, os que não estiverem em aula presencial poderão acompanhar as aulas de modo remoto, por meio de atividades postadas, na plataforma Google Sala de Aul, ou de material impresso, retirado na escola, para os que não possuem acesso à internet.

“É importante ressaltar que o retorno é opcional para as famílias: elas têm o direito de escolher o sistema híbrido ou o sistema remoto. No que diz respeito ao nosso trabalho, todas as medidas de prevenção estão sendo tomadas. A escola é um espaço seguro e acreditamos que estamos fazendo o melhor para todos os estudantes, proporcionando segurança e educação de qualidade”, avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Calendário de retorno às aulas

– Em 12 de maio, para as turmas de 4º e 5º anos (Grupo 1).

– Em 17 de maio, para as turmas de 4º e 5º anos (Grupo 2).

– Em 24 de maio, para as turmas de 1º ao 3º ano (Grupo 1).

– Em 31 de maio, para as turmas de 1º ao 3º ano (Grupo 2).

– Em 07 de junho, para as turmas de Pré-I e Pré-II (Grupo 1).

– Em 14 de junho, para as turmas de Pré-I e Pré-II (Grupo 2).

– Em 21 de junho, para as turmas de Maternal III e IV (Grupo 1).

– Em 30 de junho, para as turmas de maternal III e IV (Grupo 2).

– Em 5 de julho, para as turmas de Maternal I e II (Grupo 1).

– Em 19 de julho, para as turmas de Maternal I e II (Grupo 2).