Revitalização na rua Estrela do Norte terá homenagem ao clube

Via vai ganhar intervenções artísticas e uma calçada da fama com nomes de ex-jogadores

A Secretaria de Obras de Cachoeiro iniciou, nesta semana, no bairro Sumaré, os serviços para revitalização do trecho da rua Estrela do Norte sob o viaduto da rua Dr. Raulino de Oliveira. As melhorias são complementares à reforma do elevado, que está em andamento.

Elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), o projeto de requalificação urbanística na via inclui intervenções artísticas que remetem ao Estrela do Norte Futebol Clube, cujo estádio fica a poucos metros dali, bem como a construção de uma calçada da fama com nomes de jogadores que defenderam o tradicional time, que completou 103 anos nesta quarta-feira (16).

A Semo já iniciou a pintura de um painel alusivo ao clube em uma das paredes sob o viaduto e a remoção do antigo piso do passeio no trecho que será reformulado. A prefeitura também planeja construir no local uma passarela que ligará a rua à parte de cima do viaduto.

Novos guarda-corpos e pilares restaurados

Já as obras no elevado são conduzidas por empresa contratada, que já restaurou os pilares de sustentação e está finalizando a colocação de novos guarda-corpos.

Com a conclusão da reforma e das melhorias na rua Estrela do Norte, o viaduto receberá o nome de “Viaduto do Agulha”, em homenagem a Luiz “Agulha” Gonzaga Martins Siqueira, carismática figura popular de Cachoeiro, falecida em 2015, que vivia naquela região.

A prefeitura investe na reforma R$ 70.037,99 do seu Programa de Investimentos, que reserva R$ 55 milhões em recursos próprios para aplicação nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, agricultura, cultura, turismo, esporte e lazer.

Outras áreas passam por revitalização

Outras áreas públicas da região central de Cachoeiro estão sendo revitalizadas pela prefeitura. A praça Visconde de Matosinhos, nas proximidades do Museu Ferroviário Domingos Lage (antiga estação), vai ganhar ampla calçada, paisagismo com plantas e outros elementos ornamentais, melhorias na iluminação e um ponto de apoio para órgãos de segurança e serviços de emergência. Além disso, peças remanescentes do viradouro da antiga ferrovia aterrado no local serão recuperadas.

Também estão em curso as obras da primeira etapa da requalificação urbana da rua Capitão Deslandes. Nessa fase, será feita a substituição do pavimento da via. O asfalto vai dar lugar a blocos intertravados de concreto, garantindo benefícios como a redução da temperatura ambiente em até 5 graus; a diminuição da velocidade dos veículos, oferecendo mais segurança aos pedestres, muito numerosos em função do comércio no local; maior durabilidade e permeabilidade do pavimento, que reduz riscos de alagamentos e a sobrecarga do sistema de drenagem. A segunda etapa do projeto é a revitalização das calçadas.

A revitalização de espaços públicos de Cachoeiro foi intensificada em 2018, com a reforma de 17 quadras e ginásios esportivos e a instalação de quatro novas academias ao ar livre do projeto Espaço Viva Mais em praças dos bairros Aeroporto e Paraíso e dos distritos de Itaoca e Soturno. No bairro Arariguaba, a Praça da Paz recebeu nova pintura e melhorias no paisagismo, assim como o canteiro central da avenida Francisco Lacerda de Aguiar, em toda a sua extensão.