Ronda de Apoio à Família tem palestra sobre câncer de mama

A Ronda de Apoio à Família (Rafa), da Guarda Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, está mais inteirada sobre o câncer de mama, perigos e prevenção. Nesta quarta (17), um grupo de profissionais ligados ao projeto, mulheres assistidas e servidores da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset) assistiram a uma palestra, proferida por um enfermeiro do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim.

“Foi muito boa. Aprendemos mais sobre os cuidados, como começa, como combater, que quando se descobre essa doença não se pode desistir e a importância da adoção de mecanismos de prevenção ao problema. Ao final, também teve distribuição de material educativo”, conta a coordenadora do projeto e guarda municipal, Denise Marçal Koppe.

Aproximadamente 40 pessoas estavam presentes, mas, hoje, o número de atendidas pelo projeto gira em torno de 50. A maior parte é de mulheres vítimas de violência doméstica, que encontram no Rafa acompanhamento da Guarda, que tem buscado se integrar à rede de proteção social às vítimas. Desse número, uma parte vem indicada por participantes e outra, pelos Centros de Referência em Atendimento Social (Cras) e até pela Delegacia da Mulher.

Criado pela administração municipal há cerca de um ano e meio, o Rafa colabora para evitar novas situações de violência, por meio do diálogo, averiguando se a medida protetiva vem surtindo efeito ou mesmo encaminhando para serviços sociais e de saúde, quando necessário.