Rua do bairro Bom Pastor é primeira a receber pavimentação sustentável

Material usado é o Revsol, resultante da fabricação de aço

A rua José Vicente Dias, no bairro Bom Pastor, é a primeira via de Cachoeiro a ser pavimentada com Revsol, produto sustentável doado à prefeitura pela ArcelorMittal Tubarão, a partir de parceria inédita entre ambas. O trabalho de pavimentação está sendo realizado, nesta semana, por equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai).

Nesta quarta-feira (23), o prefeito Victor Coelho fez visita técnica ao local, acompanhado dos secretários municipais Robertson Valladão (Agricultura e Interior) e Paulo Miranda (Governo).

“Além de suprir a demanda de vias urbanas e rurais, o Revsol, que já provou eficiência em outros municípios, como Cariacica e Viana, tem a vantagem da economia de recursos públicos, uma vez que é cedido à prefeitura por meio dessa importante parceria com a ArcelorMittal Tubarão”, avalia o prefeito.

“Esta foi a nossa primeira experiência com o Revsol, e o resultado pode ser avaliado como excelente. Temos planos de utilizá-lo em estradas vicinais rurais, garantindo mais conforto e segurança para os agricultores e moradores do interior”, complementou Robertson Valladão.

O Revsol é resultado do beneficiamento da escória da aciaria (uma das unidades de uma siderúrgica). O coproduto, quando misturado à água e à argila, cria consistência semelhante ao concreto, tornando-se, assim,adequada à pavimentação de vias.

A doação do material é fruto de uma parceria inédita entre a siderúrgica e a prefeitura. Uma equipe técnica da empresa veio a Cachoeiro para capacitar os operadores de máquina responsáveis pela aplicação do material. Eles receberam orientações sobre a preparação da via, a estruturação necessária, o método de trabalho e o modo seguro de armazenamento do coproduto.

A estrada que liga as localidades de Fruteiras Quente e Independência, no distrito de São Vicente, é a próxima via que será pavimentada com Revsol, ainda neste primeiro semestre.