Rua Moreira terá trânsito em meia pista por oito semanas

De segunda a sábado, motoristas serão orientados a usar mais a ponte João Santos

Devido a obras no sistema de esgoto no bairro Independência, em Cachoeiro, os condutores de veículo precisam ficar mais atentos na região. O fluxo na Rua Moreira ficará em meia pista sempre de segunda a sábado, das 7h às16h, a partir desta segunda-feira (24).

Uma das opções para evitar congestionamentos é usar a ponte João dos Santos Filho (Ponte da Nassau). A expectativa da concessionária de saneamento local, a BRK Ambiental, é de que a restrição no trânsito permaneça até 18 de setembro.

O trecho com obras começa na curva próxima à locadora Yes Video e vai até o início do muro da antiga Nassau, saída do cemitério pela rua Antenor dos Santos. A concessionária e o Departamento de Trânsito da prefeitura farão o apoio para orientação do trânsito, que, naqueles períodos do dia, vão seguir o sistema pare/siga.

“Apesar do trecho ter pouco mais de 500 metros, a área é de muito movimento, principalmente na hora de entrada e saída de alunos. Nossos agentes de trânsito farão a orientação junto com a empresa, informando também sobre as rotas alternativas. Pedimos que os motoristas colaborem, evitando a insistência em vias com congestionamento”, destaca o subsecretário de Defesa Social, Athos Alves.

De acordo com a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa), a previsão é de que a mudança gere atrasos nos horários das linhas de ônibus. As linhas que poderão ser impactadas são aquelas com destino aos bairros Coronel Borges, São Luiz Gonzaga e Alto Independência, ao distrito de Gruta e às localidades de Cobiça, Posto Dantas, Itabira e Timbó.

Obras visam diminuir mau cheiro

As melhorias na região se baseiam em levantamentos do setor de saneamento da Agersa para identificar os sistemas de esgotamento sanitário operados em rede mista, que ocorre quando a coleta de esgoto é feita nas tubulações da drenagem pluvial.

O sistema é considerado inadequado, pois o esgoto doméstico se mistura à água de chuva e, em alguns casos, é destinado diretamente aos cursos d’água, ocasionando, também, frequente mau cheiro perto de bueiros e bocas de lobo, além de atrair insetos e roedores.