Esporte e saúde

Sábado (27) tem Treinão Novembro Azul de Artes Marciais em Cachoeiro

O evento começa a partir das 14h, no ginásio do Aquidaban
Foto: Divulgação/PMCI

No sábado (27), será realizado em Cachoeiro o “Treinão Novembro Azul de Artes Marciais”, no ginásio poliesportivo Hermo Gomes, no bairro Aquidaban. O evento, que começa às 14h, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp).

Aberta ao público, a ação esportiva é alusiva à campanha que tem como objetivo alertar os homens e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, bem como de doenças crônicas, como a hipertensão e o diabetes.

O treinão será realizado por atletas homens que participam de diversas equipes de luta de Cachoeiro. A programação será aberta com o treino de capoeira da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município. Em seguida, haverá demonstrações de muay thai e kickboxing. A partir das 15h, será a vez das modalidades de jiu-jitsu e judô e, para finalizar, às 15h30, karatê e taekwondo.

Além disso, o treinão contará com a presença do vice-campeão mundial do Abu Dhabi World Pro, Ubiatá Medeiros Lessa Filho, atleta capixaba de jiu-jitsu que compete na categoria juvenil, faixa azul galo.

“O Treinão Novembro Azul é um incentivo e um alerta aos homens, para se cuidarem e, assim, evitarem uma doença que pode ser tratada quando há um diagnóstico inicial. Todos estão convidados a participarem desse dia de conscientização e esporte”, comenta a secretária de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida de Cachoeiro, Lilian Siqueira.

“As mulheres também estão convidadas, pois têm um papel importante nessa campanha, com o incentivo à prevenção dos parceiros, amigos e familiares, completa Lilian.

Solidariedade: doe 1 kg de alimento

Como forma de contribuir com as ações de combate à insegurança alimentar em Cachoeiro, o público deverá levar um quilo de alimento não perecível para assistir o evento. Os donativos serão destinados ao Banco de Alimentos do município, responsável por fazer a distribuição dos itens a famílias e entidades sociais cadastradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Protocolos contra a Covid

A Semesp reforça sobre a necessidade de todos os presentes respeitarem as medidas de prevenção contra a Covid-19, como utilização de máscara, distanciamento e higienização das mãos.

Treinão Novembro Azul de Artes Marciais
Quando: sábado, dia 27 de novembro, a partir das 14h
Local: Ginásio Hermo Gomes, bairro Aquidaban (próximo ao Hifa)
Entrada: 1 kg de alimento não perecível