Sala Itinerante do Empreendedor vai a três locais em julho

Iniciativa facilita legalização de microempresários informais

A Prefeitura de Cachoeiro divulgou o cronograma deste mês de julho da Sala Itinerante do Empreendedor. Coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), a iniciativa tem como objetivo principal incentivar e facilitar a legalização de microempresários informais.

No próximo dia 20, a unidade móvel visitará o bairro Parque Laranjeiras, das 8h às 12h. Os serviços serão prestados por uma equipe da Semdec, que dará orientações para abertura de negócios e acesso a microcrédito, voltada a trabalhadores informais interessados em se tornar microempreendedores individuais (MEI).

Nos dias 15, 16, 17, 18, 19, 22 e 23, o atendimento ocorrerá na praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade, das 9h às 17h. No local, poderão ser feitas, ainda, as inscrições para palestras e cursos que serão ofertados na 14ª Feira de Negócios e Agroturismo e Semana do Comércio, que acontecerá de 24 a 27 de julho.

A Sala Itinerante do Empreendedor também estará Feira de Negócios, organizada pela prefeitura e pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisci), no Parque de Exposições do bairro Aeroporto, com entrada franca e estacionamento gratuito. O atendimento no local, nos quatro dias da programação, acontecerá das 14h às 21h.

“Será de extrema importância, para a Feira de Negócios, a disponibilidade da unidade móvel para auxiliar nas inscrições dos estudantes, empresários, funcionários e demais pessoas interessadas. Ao oportunizar conhecimento e inovação no mercado de trabalho em um único local, promove-se uma grande sinergia tanto para os expositores quanto para os participantes em geral da programação, proporcionando o desenvolvimento através dos negócios realizados, bem como o foco social com o balcão de empregos e cursos de capacitação profissional”, salienta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

Empreendedorismo e transparência

Além da reestruturação da Sala do Empreendedor, prefeitura atua em diversas ações voltadas ao empreendedorismo local, com foco na agilidade e na transparência. Dentre elas, destacam-se a aprovação da Lei de Incentivos Fiscais, a adesão aos programas 10 Medidas contra a Burocracia (do Findes), atualização da Lei Geral Municipal da Micro e Pequena Empresa e Integração do Sistema Simplifica (reduzindo tempo na abertura de empresas).

Além disso, Cachoeiro – que é Nota A em Gestão Fiscal e seu Portal da Transparência ocupa o 6º lugar no ranking do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) – faz parte dos 100 municípios mais promissores do país para realizar negócios, segundo a Consultoria Urban Systems.