Samu realizou mais de 400 atendimentos no primeiro mês em Cachoeiro

Base de Cachoeiro também atende outros dois municípios
Foto: Márcia Leal/PMCI

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) realizou 449 atendimentos em Cachoeiro, no período de 29 de março (quanto entrou em operação) a 30 de abril. A base instalada no município – junto à Central de Ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), no bairro Baiminas – também é referência para os municípios de Castelo e Jerônimo Monteiro.

Com isso, Cachoeiro respondeu por 39,2% dos 1.143 atendimentos desse período feitos pelo Samu nos 11 municípios do Sul do Espírito Santo atendidos pelo serviço.

Segundo informações do Samu referentes a todos os 11 municípios, os incidentes que provocaram maior número de chamados incluem: acidente de moto (89); mal súbito (64); dispneia (56); queda (54); Covid-19 (47); convulsão (32); dor abdominal (25); acidente de automóvel (23); queda de altura superior a 6 metros (23).

Nos chamados secundários – ou seja, oriundos de serviços médicos –, a grande maioria teve relação direta com a Covid-19 (58). Acidente vascular cerebral (20) e infarto (19) também estão entre os incidentes com maiores números de chamados secundários.

Na maior parte dos atendimentos, o desfecho final foi encaminhar os pacientes para hospitais: 426 desfechos desse tipo. Entretanto, em 297 ocasiões, o atendimento resultou em orientação médica para o paciente e acompanhantes.

Na divisão por idade, a maior parte dos atendimentos ficou concentrada nas faixas etárias de 20 a 39 anos (310), 60 a 79 anos (295) e 40 a 59 anos (260).

“O início da operação do Samu em Cachoeiro já tem tido um impacto muito positivo, pois se trata de um serviço que proporciona o socorro a casos de urgência e emergência de forma muito mais rápida e eficiente. Tendo em vista a pandemia, estamos podendo contar com esse apoio em um momento muito desafiador”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Sobre o Samu

O Samu é um serviço de atendimento pré-hospitalar. O objetivo é fazer com que profissionais de saúde iniciem, da forma mais precoce possível, os procedimentos de salvamento de pacientes em situações de urgência e emergência, aumentando as possibilidades de recuperação das vítimas. Sendo assim, as ambulâncias funcionam como unidades móveis de saúde.

O serviço será operado por uma empresa contratada pelo Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul) por meio de processo licitatório. O financiamento é tripartite, com divisão entre União, Estado e Município.

Veja quando chamar o Samu 192

• Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
  • Intoxicação exógena e envenenamento;
  • Queimaduras graves;
  • Na ocorrência de maus tratos;
  • Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
  • Em tentativas de suicídio;
  • Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
  • Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
  • Afogamentos;
  • Choque elétrico;
  • Acidentes com produtos perigosos;
  • Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
  • Agressão por arma de fogo ou arma branca;
  • Soterramento, desabamento;
  • Crises Convulsivas;
  • Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
  • Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Quando não chamar o Samu 192

• Febre prolongada;
  • Dores crônicas;
  • Vômito e diarreia;
  • Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;
  • Transporte de óbito;
  • Dor de dente;
  • Transferência sem regulação médica prévia;
  • Trocas de sonda;
  • Corte com pouco sangramento,
  • Entorses;
  • Cólicas renais;
  • Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;
  • Todas as outras situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.

IMPORTANTE: Nesses casos e em todos os casos sem caracterização de urgência ou emergência, o paciente poderá ser encaminhado ao posto de saúde ou, então, às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mais próximas.