Parceria com a Apae

Saúde: Cachoeiro amplia assistência gratuita para pessoas com deficiência e TEA

Assinatura de convênio entre Prefeitura e Apae ocorreu nesta segunda (24)
Foto: Patrícia Pim/PMCI

Cachoeiro está ampliando a oferta de serviços públicos de saúde para as pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista (TEA). Nesta segunda-feira (24), a Prefeitura firmou convênio com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município para garantir atendimento multiprofissional pós-alta aos pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da entidade, localizada no bairro São Geraldo.

Graças à nova parceria, depois de terem alta da reabilitação, os usuários passarão a contar com o acompanhamento e os cuidados de uma equipe formada por profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional.

O principal objetivo é possibilitar a manutenção do desenvolvimento que os pacientes alcançam a partir do atendimento médico oferecido pelo CER II, nas especialidades de reabilitação física e reabilitação intelectual.

Para viabilizar a ampliação da assistência, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) repassará à Apae R$ 344,8 mil por ano. A meta é atender 150 pacientes por mês com os novos serviços.

“Esse convênio fortalece a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência em Cachoeiro, garantindo mais tratamentos gratuitos e humanizados. Estamos empenhados em atender as necessidades desse público na área de saúde”, salientou o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, durante a solenidade de assinatura do convênio, realizada na Apae.

A diretora da associação, Gabrielly Bettini, acrescentou que a parceria também possibilitará a maior inserção das famílias nas rotinas de atividades e acompanhamentos diários dos pacientes.

“A Prefeitura tem sido uma grande parceira do trabalho da Apae também no âmbito da saúde, e está presente em mais essa conquista, que é um passo importante para melhorarmos o acesso ao serviço de saúde especializado e a qualidade de vida da pessoa com deficiência”, disse.

Presente na cerimônia, Renata dos Santos, mãe de uma criança autista, comemorou a ampliação dos serviços. “Sou muito grata ao tratamento que meu filho recebe na Apae, e tudo que vem para somar e ampliar esse cuidado, me deixa muito feliz e esperançosa”, afirmou.

O prefeito Victor Coelho destacou que a ampliação dos atendimentos na área de saúde é uma reivindicação feita, principalmente, pelas famílias de pessoas autistas. “Vamos oferecer uma assistência muito mais completa a partir desse convênio, que temos a felicidade de firmar neste mês de abril, dedicado à conscientização sobre o autismo”, ressaltou.