Folia on-line

Secretaria de Cultura prepara série de vídeos sobre o carnaval cachoeirense

Com festejos suspensos, por causa da pandemia, município terá programação alternativa
Foto: Divulgação/PMCI

Este carnaval não vai ser como aqueles que passaram. Por causa da pandemia, os festejos momescos estão suspensos em todo o Brasil. Em Cachoeiro, entretanto, ele não passará em branco. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), por meio do Arquivo Público Municipal de Cultura, está produzindo uma série de vídeos sobre a história da folia no município, para exibição on-line no período de 11 a 16 de fevereiro.

Com o tema “Um carnaval de histórias – as várias faces do carnaval”, a série terá, inicialmente, sete vídeos, que o público vai poder conferir por meio do YouTube, no canal da Semcult.

No material, participantes de agremiações carnavalescas, de concursos de fantasias de luxo e outros foliões contarão suas histórias relacionadas ao carnaval de Cachoeiro, de como era na época em que começaram a participar dos festejos e até a evolução dos dias de hoje.

Além das entrevistas, que são gravadas em locais diferentes, como casa, trabalho ou na própria sede da Semcult, os documentários também terão fotos e vídeos de edições passadas da festa, para ilustrar. Será possível conhecer as diversas formas de aproveitar o carnaval.

“O Carnaval é a festa do povo. Não pode passar em branco. Aproveitamos este momento em que a pandemia nos impede de brincar o Carnaval como gostamos, para trazer um pouco de história e mostrar as várias facetas da maior festa popular do Brasil. Além disso, o carnaval de Cachoeiro tem muita história para contar”, ressalta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.