Programa Dinheiro Direto na Escola

Secretaria de Educação repassou mais de R$ 2 milhões para escolas municipais em 2021

Ano passado foi marcado pela volta das aulas presenciais
Foto: Márcia Leal/PMCI

Por meio do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE), a Secretaria Municipal de Educação (Seme) repassou mais de R$ 2 milhões para as unidades de ensino municipais em 2021. Esse recurso foi essencial para desenvolvimento de atividades pedagógicas e administrativas; manutenção, conservação e pequenos reparos nos prédios e nos equipamentos; aquisição de material de consumo; capacitação e aperfeiçoamento de profissionais da educação e aquisição de material permanente.

Outra conquista importante foi a implantação do modelo de tempo integral nas escolas municipais “Prof. Florisbelo Neves” (Novo Parque) e “Professor José Paineiras Filho” (Costa e Silva), que se juntaram a outras duas unidades de tempo integral: “Julieta Deps Tallon” (Zumbi) e “Professor Athayr Cagnin” (Abelardo Machado) – contemplando, ao todo, 849 alunos. Em 2022, está prevista a implantação do modelo em mais três escolas: “Nossa Senhora das Graças” (Agostinho Simonato), “Dona Maria Santana” (Basileia) e “Professor Elísio Cortes Imperial” (Teixeira Leite).

Também foi bastante relevante a concessão de abono salarial para milhares de professores da rede municipal de ensino e a renovação dos contratos de 1.623 servidores da área administrativa e do magistério.

Outras ações de grande relevância da Seme em 2021 incluem oferta de curso de Libras de nível básico e intermediário para professores e público externo, implantação do projeto Cenografia Escolar (para educação infantil e pré-escola, atendendo 50 unidades) e realização da quarta edição da Conferência Intermunicipal de Educação (IV Conied 2021).

Retorno às atividades presenciais

Em 2021, as atividades nas escolas municipais de Cachoeiro voltaram a ocorrer de forma presencial, após um longo período de aulas remotas por conta da pandemia de Covid-19. O ano letivo foi iniciado com o ensino híbrido não obrigatório, em que os estudantes revezavam uma semana em casa e outra na escola, e aulas presenciais novamente obrigatórias a partir de agosto.

O retorno ao ambiente presencial se deu de forma gradativa. A Secretaria Municipal de Educação também adotou protocolos rígidos para evitar a disseminação da Covid-19, tais como: obrigatoriedade de uso de máscara; disponibilização de álcool em gel e tapetes sanitizantes; aferição de temperatura na entrada; priorização de atividades em ambientes abertos; controle de ocupação dos espaços; afastamento imediato de alunos e profissionais com sintomas gripais.

Também foi importante a realização de vacinação contra a Covid-19 em 11 escolas municipais. A aplicação de vacina em adolescentes de 12 a 17 anos no município foi iniciada em setembro.

“A pandemia tem representado um imenso desafio para a área educacional em todo mundo, e 2021 foi um ano marcado por uma retomada. Mesmo com todas as dificuldades, conseguimos fazer investimentos e dar prosseguimento a ações fundamentais para os nossos estudantes e profissionais”, destaca a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.