Urgência e odontologia

Secretaria de Saúde adquire novos equipamentos para atendimento à população

Consultório odontológico portátil será utilizado para atendimentos domiciliares
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (Semus) adquiriu equipamentos novos e mais modernos para serem utilizados nos pronto atendimentos municipais do município. Os itens incluem cinco bombas de infusão, quatro monitores cardíacos multiparamétricos, três eletrocardiógrafos portáteis e dois consultórios odontológicos portáteis.

As bombas de infusão são utilizadas para administração intravenosa de medicamentos, como sedativos, por exemplo. Os monitores cardíacos, por sua vez, são utilizados para monitorar os sinais vitais do paciente e emitir sinais sonoros se forem identificadas mudanças. Já os eletrocardiógrafos servem para a realização de exames e obtenção de diagnósticos.

Os dois consultórios odontológicos portáteis serão utilizados para atendimentos domiciliares, principalmente de pessoas idosas, acamadas ou com dificuldade de locomoção. Ele são 100% elétricos e podem ser acionados em quaisquer ambientes.

Os equipamentos já estão em funcionamento na Unidade de Pronto Atendimento do Marbrasa (UPA 24h) e no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), e um dos eletrocardiógrafos será encaminhado para o PA de Itaoca. No caso dos consultórios odontológicos portáteis, o trabalho será iniciado no próximo mês.

O investimento total foi de quase R$ 140 mil, sendo R$ 62 mil apenas com os consultórios odontológicos portáteis. Os recursos são de recuperação de saldos remanescentes de emendas parlamentares de 2009 a 2020.

“Os equipamentos, em sua grande maioria, se somam aos que já temos nos pronto atendimentos, com a diferença de que são produtos com tecnologia mais avançada. Com isso, a rede municipal de saúde fica mais reforçada para os atendimentos a casos de média complexidade”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

“É um investimento importante para a área de saúde de Cachoeiro, principalmente nesse período de pandemia, e que foi realizado a partir da recuperação de saldos remanescentes – mostrando, assim a boa gestão dos recursos públicos de que o município dispõe”, completa o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.