Preparação

Saúde orienta profissionais da educação para retorno das aulas presenciais

Professores trabalham nos preparativos para volta das atividades presenciais, a partir do próximo dia 18
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em reunião virtual, nesta quinta-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro apresentou à equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seme) a Nota Técnica 01/2021, elaborada para orientar os profissionais da educação sobre os protocolos anticoronavírus que devem ser adotados para o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino.

O documento contém as recomendações do Ministério da Saúde para o combate à transmissão do vírus no ambiente escolar. São medidas preventivas com alcance individual, ambiental e comunitário.

Participaram da reunião os servidores responsáveis pelo monitoramento das unidades de ensino e gestores das escolas com turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, que serão as primeiras a retornarem às aulas presenciais na rede municipal, no próximo dia 18.

Foram repassadas informações quanto à higienização dos ambientes e materiais, uso de tapetes sanitizantes, utilização obrigatória de máscara, aferição de temperatura e higienização das mãos de todos que entrarem na escola.

A equipe também orientou sobre a merenda escolar (como deve ser feito o recebimento, distribuição e higienização dos alimentos) e como agir na hipótese de caso suspeito de Covid-19 na escola.

Por fim, os profissionais da saúde reforçaram sobre a importância de repassar as recomendações para os alunos, de forma didática, de acordo com a proposta pedagógica de cada escola, com intuito de agregar conhecimento.

“As secretarias municipais de Saúde e Educação têm feito um trabalho integrado para dar tranquilidades aos pais nesse retorno às aulas, mostrando que as escolas seguirão todas as medidas para garantir a segurança dos seus filhos e dos profissionais da educação”, frisa o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

“A parceria com a Saúde fortalece os protocolos de prevenção à Covid-19 nas nossas escolas. Teremos outras palestras e atividades de orientação, como essa, dentro do processo de formação dos nossos profissionais, ao longo do ano letivo”, explica a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

A Nota Técnica 01/2021, da Semus, está disponível para consulta no Portal Covid-19 Cachoeiro (prefeitura.cachoeiro.es.gov.br/covid19).