Confira

Secretaria de Saúde orienta sobre retirada de fraldas geriátricas

Pessoas que não atendem aos critérios do Programa Municipal de Dispensação de Fraldas de Cachoeiro podem ser beneficiadas pelo Programa Farmácia Popular do Governo Federal.
Foto: Divulgação/PMCI

Na busca por promover o acesso à saúde e garantir o bem-estar dos cidadãos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim está reforçando orientações importantes sobre a retirada de fraldas geriátricas e medicamentos gratuitos.

Um dos programas desenvolvidos pela Prefeitura de Cachoeiro é o Programa Municipal de Dispensação de Fraldas de Cachoeiro (PMFD), que beneficia diversos pacientes. A entrega é feita na Farmácia Municipal, responsável pela dispensação das fraldas (geriátricas e infantis) e atende usuários cadastrados, como portadores de doenças crônico-degenerativas agudizadas, portadores de incapacidade funcional e pessoas com incapacidade de locomoção parcial ou total, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

No entanto, é importante salientar que aquelas pessoas que não se enquadram como beneficiárias do programa municipal devem procurar qualquer estabelecimento credenciado ao Programa Farmácia Popular, do Governo Federal, para ter acesso à retirada de fraldas geriátricas.

Nesse caso, para ter direito a essa retirada, é necessário que o paciente tenha idade igual ou superior a 60 anos, ou seja pessoa com deficiência, e apresente prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso de fralda geriátrica. A retirada é gratuita para os beneficiários do Programa Bolsa Família, enquanto as demais pessoas têm desconto de 90%.

Em casos de pacientes acamados ou impossibilitados de comparecerem ao estabelecimento, o representante legal ou procurador deve dirigir-se a um estabelecimento credenciado, apresentando os documentos necessários, como receita médica dentro do prazo de validade e documentos de identificação.

A Secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim reforça que está à disposição da população para esclarecer dúvidas e prestar toda a assistência necessária para garantir o acesso aos recursos de saúde.

“Nosso objetivo é garantir que todos os cidadãos tenham acesso a medicamentos e produtos essenciais para a sua saúde, principalmente aqueles que mais necessitam. Estamos empenhados em orientar e facilitar o processo de retirada desses itens, visando o bem-estar e a qualidade de vida de nossa população. O compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade permanece como prioridade da administração municipal”, ressaltou o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, Alex Wingler.

Também é possível obter medicamentos

Para obter os medicamentos pelo Programa Farmácia Popular do Brasil, os pacientes devem comparecer a um estabelecimento credenciado, apresentando documento oficial com foto e número do CPF, além de uma receita médica dentro do prazo de validade, seja do SUS ou de serviços particulares.

O programa disponibiliza medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e anticoncepcionais. O programa também oferece medicamentos de forma subsidiada para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas. Nesses casos, o Ministério da Saúde paga parte do valor dos medicamentos (até 90% do valor de referência tabelado) e o cidadão paga o restante, conforme o valor praticado pela farmácia. Ao todo, o Farmácia Popular contempla o tratamento para 11 doenças.