Setembro Amarelo

Ação nesta quinta (21) levará serviços gratuitos de saúde à Praça de Fátima

Campanha Setembro Amarelo tem como principal objetivo prevenir o suicídio
Foto: Divulgação/PMCI

Setembro é o mês dedicado ao esclarecimento e prevenção do suicídio, e em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem promovido ações alusivas sobre a temática.

Nesta quinta-feira (21), na Praça de Fátima, haverá uma atividade especial. Com início previsto para às 8h, a ação terá apresentação cultural, musical e artística e roda de conversa com o psiquiatra Matheus Guimarães, que abordará sobre saúde mental e prevenção ao suicídio.

Além disso, até às 10h, durante todo evento, serão disponibilizados serviços de saúde, como: aferição de pressão e glicemia, testes rápidos e vacinação.

Os equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial, Centro de Atenção Psicossocial — álcool e drogas (Caps ad), Centro de Atenção Psicossocial II e Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (Capaac), também estarão presentes oferecendo atendimentos e esclarecendo dúvidas.

Ações nas Unidades de Saúde

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão sendo concentradas ações relacionadas ao Setembro Amarelo.

Nesta terça (19), as UBS do Abelardo Machado, Agostinho Simonato, Paraíso, BNH de Baixo, BNH de Cima, Coutinho e Conduru receberam rodas de conversa abordando doenças da mente e como tratá-las, ações dinâmicas temáticas, atendimentos de aferição de pressão e glicemia, orientações para o combate ao suicídio e café compartilhado.

“Este mês estamos trabalhando o combate ao suicídio, é importante conscientizar as pessoas sobre um tema tão sensível”, salienta o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

A programação terá continuidade no decorrer do mês — confira o cronograma abaixo.

Programação completa

Quarta-feira (20)