Surto no Brasil

Secretaria Municipal de Saúde alerta para aumento de casos de gripe

Pacientes com sintomas leves devem procurar unidade básica mais próxima; população precisa se vacinar
Foto: Márcia Leal/PMCI

Vários estados brasileiros têm enfrentado surtos de gripe neste mês de dezembro, provocados pelo vírus da influenza H3N2. Rio de Janeiro e Pernambucano, inclusive, já registraram óbitos. Cachoeiro de Itapemirim, assim como outras cidades capixabas, também apresenta alta de casos. A média diária de atendimentos relacionados a síndromes respiratórias na rede municipal de saúde subiu de 60 para 200 nas últimas semanas.

Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) reforça duas recomendações importantes. A primeira delas diz respeito aos locais de atendimento. Em caso de sintomas leves, como coriza, garganta irritada ou febre baixa, os pacientes devem buscar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Pronto Atendimentos como a UPA 24h (Marbrasa) e o Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG) são as referências para os casos mais graves, como pacientes com febre alta e dificuldade de respirar.

Além disso, a Semus também reforça que a população precisa tomar a vacina contra a gripe, o que pode ser feito nos mesmos dias e locais da vacinação contra a Covid-19: nas UBS e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h (ou nos pontos de vacinação itinerantes). A vacina é direcionada a todas as pessoas acima de seis meses de vida e reduz a possibilidade de surgimento de casos graves e óbitos.

“O que ocorre em Cachoeiro é parecido com o que está se passando em outras cidades do Espírito Santo e do Brasil. Estamos trabalhando firmes para dar o atendimento adequado a todos os pacientes. Pedimos a todos que não deixem de se vacinar e seguir as recomendações na hora de buscar atendimento”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.