Prestação de contas

Secretaria Municipal de Saúde apresenta relatório do 2º quadrimestre de 2021

Apresentação dos dados foi feita em reunião do Conselho Municipal de Saúde, na Câmara Municipal
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) apresentou o relatório das ações da secretaria no segundo quadrimestre de 2021 (maio a agosto), em reunião do Conselho Municipal de Saúde realizada na noite desta quarta-feira (29). O encontro foi realizado na Câmara Municipal de Cachoeiro.

Um dos principais pontos destacados foi a retomada de alguns serviços na área de Atenção Primária, como as visitas domiciliares das esquipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), levando em conta a classificação do município em risco baixo para Covid-19. A procura espontânea dos usuários também tem aumentado.

Para isso, tem sido essencial o aumento da população vacinada. Somente no segundo quadrimestre, foram aplicadas 143.400 doses contra a Covid-19. Atualmente, o município tem mais de 230 mil doses aplicadas.

Outro ponto destacado foi o aumento de, aproximadamente, 10% nos atendimentos odontológicos em relação ao quadrimestre anterior – 4.311 atendimentos nos primeiros quatro meses do ano contra 4.817 do período seguinte. Isso se deve a possibilidade de ampliação das escalas de trabalho dentistas, tem em vista a melhoria na situação epidemiológica, e ações como a implantação de plantão odontológico 24 horas no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG).

Durante a apresentação, também foram repassados dados sobre receitas e despesas da Semus, que se encontram em um patamar equilibrado – além de outras questões pertinentes à área de saúde pública. Após a apresentação, os conselheiros tiveram a oportunidade de fazer questionamentos. Logo após, o relatório foi aprovado em votação dos conselheiros.

“Cachoeiro, por exemplo, foi o único município do estado que fez uma ação de vacinação por 24 horas ininterruptas, quando mais de 7 mil pessoas se vacinaram. Ainda precisamos alcançar, no mínimo, 70% da população vacinada com as duas doses, e a continuidade da campanha de imunização será essencial para fortalecer ainda mais as nossas ações e vislumbrar a retomada de uma rotina mais equilibrada nos serviços”, destacou o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Os documentos completos da prestação de contas podem ser conferidos na página da Secretaria Municipal de Saúde no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br/saude-semus), na aba “Relatório Quadrimestral”.