No fim de semana

Segunda ExpoSul Rural Leite atraiu cerca de 2 mil visitantes

Evento apresentou a produtores rurais as novidades do setor leiteiro
Foto: Márcia Leal/PMCI

A segunda edição da ExpoSul Rural Leite, realizada sexta-feira (22) e sábado (23), em Cachoeiro, recebeu cerca de 2 mil visitantes, especialmente, produtores rurais. O evento aconteceu no cerimonial Athenas Hall, na região da Safra, com entrada gratuita.

Foram 22 horas de feira, com 29 estandes institucionais e comerciais, sete mesas-redondas, workshop e palestra. Além do formato presencial, o evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube, com 16,5 horas no ar. Cada live foi acompanhada por 350 visitantes, em média, totalizando cerca de 1.300 internautas – o evento vai permanecer disponível no canal da ExpoSul Rural no YouTube.

Com o tema “Todos pelo leite”, a ExpoSul Rural Leite é uma iniciativa da Prefeitura de Cachoeiro e do Sindicato Rural do município. Contou, nesta edição, com a Cooperativa de Laticínios Selita como correalizadora – que completou 83 anos de mercado na última sexta-feira.

Durante o evento, o público pôde conferir uma programação diversa, que teve atividades como palestras e workshops; exposição de animais de programas de melhoramento genético; feira de máquinas e equipamentos (com oferta de linhas de crédito); sorteio de brindes, entre outras atividades.

Nos estandes, foram expostos produtos e serviços de diversos segmentos, como alimentação, tecnologia agrícola, artesanato, biotecnologia e veterinária.

A ExpoSul Rural Leite também contou com as parcerias de cooperativas de leite do Espírito Santo; Sistema OCB/Sescoop-ES; Sebrae-ES; Sistema Faes/Senar/Sindicatos; Sicoob Sul; Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), do Incaper e do IDAF; Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Estado do Espírito Santo (FEPSA), dentre outras.

“O produtor rural entendeu a importância do momento e marcou presença. Isso fez a diferença na qualificação do evento. O resultado dessa participação pôde ser visto no alto nível das palestras, mesas-redondas, rodas de conversa e na grande movimentação de negócios que ocorreu nos estandes dos diversos parceiros”, ressalta Wesley Mendes, presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim.

“Mais uma vez, a ExpoSul Rural cumpriu a sua missão de apresentar aos produtores rurais – desta vez, os da pecuária leiteira – os caminhos para melhoria e aumento da produtividade, a partir da inovação e de ferramentas que contribuem para a superação de desafios inerentes às suas atividades. Ao mesmo tempo, o evento amplia junto à opinião pública a visibilidade do setor agro, que, pela sua importância, precisa ser sempre valorizado. Vida longa à ExpoSul”, manifestou o prefeito Victor Coelho.

ExpoSul Raízes

Ainda neste ano, a Exposul Rural realizará novo evento. Está sendo programada, para dezembro, em local a ser definido, a ExpoSul Raízes, que terá como foco a agroindústria e o artesanato de Cachoeiro e região.