Semai orienta produtores rurais sobre controle de qualidade de alimentos

Participaram feirantes e membros de agroindústrias de Cachoeiro

A regularização e a regulamentação de produtos de origem animal e vegetal foram temas de um encontro promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), na manhã desta quarta-feira (27), no auditório do Sindicato Rural, em Cachoeiro.

Representantes das agroindústrias e feirantes receberam orientações sobre a legislação, as normas e obrigatoriedades sanitárias para comercialização de alimentos no município.

Os 50 participantes tiveram oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre higienização das instalações, equipamentos e utensílios na fase de manipulação, armazenamento, acondicionamento e transporte dos produtos. O principal objetivo foi reforçar a prevenção de práticas que possam colocar em risco a saúde dos consumidores.

Outro tema apresentado no encontro foi a documentação para feirantes que abastecem as feiras livres da agricultura familiar, o Banco de Alimentos e as escolas da rede municipal de Cachoeiro. As equipes da Semai e da Cooperativa da Agricultura Familiar do município (Caf) repassaram diversas instruções aos presentes, com foco na manutenção da qualidade dos alimentos fornecidos.

“Este encontro foi muito proveitoso e importante, pois esclareceu as dúvidas e reforçou os conhecimentos sobre as normas sanitárias cobradas pela Vigilância Sanitária. Inciativa como esta amplia a visão de mercado e traz novas oportunidades para comercialização dos nossos produtos”, comentou a participante Cíntia Ornelas, proprietária de uma agroindústria de panificação.

“O nosso serviço de Inspeção Municipal, assim como a Vigilância Sanitária, têm sido rigorosos no monitoramento das agroindústrias e dos produtos comercializados nas feiras livres. Abordamos com eles todas as etapas do processo de produção. Temos desenvolvido treinamentos em grupo, visitas e fiscalização aos empreendimentos, de modo que a qualidade dos produtos seja a melhor possível, e que o consumidor fique satisfeito e o produtor receba um preço justo pelo seu trabalho”, salienta o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

Também participaram do encontro as equipes do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Vigilância Sanitária, do Banco de Alimentos e representantes das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Social.