Semana da Juventude em Cachoeiro terá diversas atividades

Eventos esportivos, como torneio de tênis de mesa, fazem parte da programação

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Cachoeiro de Itapemirim (Semdes) vai promover uma série de ações para a população adolescente local. É a Semana Municipal da Juventude, que começa na próxima segunda-feira (22).

Nesse dia, representantes do Centro de Referência da Juventude (CRJ), do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) e, também, do grêmio estudantil Hélio Carlos Manhães, do campus local do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), estarão às 8h no Liceu Muniz Freire, no bairro Independência, para apresentar o projeto Eu Quero Meu Grêmio.

O objetivo é ampliar para as escolas estaduais da cidade a iniciativa por meio da qual a Semdes, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), vêm estimulando a formação de grêmios estudantis nas escolas municipais de ensino fundamental.

Ainda na segunda, às 13h, membros do CRJ, do CMJ e do grêmio estudantil do Ifes visitarão a escola municipal Maria das Dores Pinheiro do Amaral, no bairro Elpídio Volpini (Valão). O intuito é acompanhar o funcionamento do grêmio da unidade de ensino.

Na terça (23), às 13h, haverá atividades esportivas com o projeto Villagindo para Ser Feliz, no bairro Village da Luz, como torneios de futsal e de tênis de mesa.

Já na quarta (24), às 8h, as equipes envolvidas na ação especial do Eu Quero Meu Grêmio vão estar na escola municipal Jenny Guardia, no bairro São Geraldo (que passou a contar com sua agremiação estudantil no ano passado); e na quinta (25), no mesmo horário, na escola Valdy Freitas, no Paraíso (que implantou seu grêmio no último mês de agosto).

Também na quinta, às 13h, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Village da Luz receberá uma palestra sobre suicídio, voltada para os jovens da região, com a psicóloga Flávia de Oliveira Avila, do Núcleo de Apoio à Vida de Cachoeiro. Dentre outros tópicos, ela abordará a questão do bullying, que pode levar adolescentes à depressão.

Na sexta (26), a Semana da Juventude encerra sua programação com oficinas, pela manhã e à tarde, no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), em Monte Líbano. Na capacitação, ofertada com apoio do programa federal Acessuas Trabalho (coordenado, em Cachoeiro, pela Semdes), serão dadas informações a respeito de entrevista de emprego e elaboração de currículos, dentre outras dicas.

“A importância dessa semana de atividades voltadas para a juventude é chamar a atenção para as necessidades desse público em relação a esporte, lazer e oportunidades, em especial neste ano, fortalecendo as representações estudantis tão tradicionais nesse meio e expandindo o projeto Eu Quero Meu Grêmio para os jovens cachoeirenses das escolas estaduais a partir da atividade no Liceu Muniz Freire”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.