Notícias

Semana da Juventude teve palestra sobre prevenção do suicídio

Atividade no Cras do Village da Luz encerrou a programação na última quinta (25)

Com uma palestra sobre prevenção do suicídio entre jovens, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro encerrou as atividades da Semana Municipal da Juventude, na última quinta-feira (25).

A atividade foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) localizado na região do Village da Luz, com o objetivo de orientar as famílias participantes sobre como identificar sinais de um comportamento suicida em adolescentes, bem como informá-las sobre como lidar com essa situação.

A palestra foi ministrada pela psicóloga Flávia Ávila, do Núcleo de Apoio à Vida de Cachoeiro. “Tivemos uma conversa franca e esclarecedora sobre o assunto, que costuma ser tabu, mas que necessita ser levado para dentro das casas”, destacou a profissional.

Ela acrescenta que os pais devem ter atenção redobrada a comportamentos estranhos dos filhos, que não se abrem sobre seus problemas. “Isolamento, aversão a pessoas e apatia são atitudes que devem ser observadas. É preciso, sempre, buscar o diálogo, procurar saber o que está se passando”, frisa.

De acordo com o gerente do Centro de Referência da Juventude de Cachoeiro, Thiago Tognere, a realização desse tipo de ação se deve, segundo ele, aos relatos de casos de jovens que buscaram no suicídio a tentativa de pôr fim a situações de sofrimento. “É uma ação muito importante, de valorização da vida, que vamos levar a outros Cras e equipamentos públicos do município”, afirma.

Semana da Juventude

Este ano, a Semana Municipal da Juventude deu destaque ao projeto Eu quero meu Grêmio, que incentiva a formação de grêmios estudantis nas escolas públicas de Cachoeiro. Diversas unidades de saúde receberam as ações da programação, que também contou atividades esportivas no projeto social Vill’agindo Para Ser Feliz, no bairro Village da Luz.

“Foi uma semana muito produtiva, em que pudemos ir aonde o jovem está, levando até eles orientação, diversão e conscientização sobre seus direitos e deveres como cidadãos”, avalia a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.