Cachoeiro de Memórias

Semcult exibe quinto vídeo da websérie sobre cultura de Cachoeiro

Será entrevista com Joana D’Arc de Oliveira, mestra do grupo de Bate-Flechas Mártir São Sebastião
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro publica, nesta quinta-feira (9), às 16h, em seu canal no YouTube, mais uma entrevista com importante representante da cultura popular do município.

Desta vez, os cachoeirenses poderão conhecer melhor Joana D’Arc de Oliveira, mestra do grupo de Bate-Flechas Mártir São Sebastião – manifestação que é uma mistura de elementos dos rituais indígenas, da cultura negra e do catolicismo popular. Há mais de 45 anos, Joana se dedica a essa atividade, no Rui Pinto Bandeira. Em 2016, ela foi reconhecida, via Lei Mestre João Inácio, como patrimônio vivo do município.

“Tenho muito orgulho de onde vim, daquilo que faço, de forma comunitária. Nosso trabalho é baseado no aprendizado e no conhecimento, pois levamos para o povo um pouco da nossa cultura afro. Quando botamos em prática o som dos atabaques, o nosso canto e movimento das flechas, lembramos nossos ancestrais, celebramos a vida e saudamos o guerreiro São Sebastião”, ressalta a mestra.

O vídeo faz parte do projeto “Cachoeiro de Memórias”, desenvolvido pela Semcult, que tem o objetivo de dar visibilidade à história e à cultura locais, através de registros audiovisuais, em entrevistas com pessoas que tenham uma ligação estrita com a cidade.

“Registrar a história viva na memória daqueles que a constroem é das tarefas mais importantes e gratificantes da Semcult. Nosso patrimônio imaterial é riquíssimo”, salienta a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

Projeto

Iniciado em 2017, o projeto “Cachoeiro de Memórias” faz parte do grupo de atividades principais do Arquivo Público Municipal de Cachoeiro de Itapemirim – Sala “Evandro Moreira”.

As entrevistas foram iniciadas, pelos mestres da Lei Mestre João Inácio, que preservam o patrimônio imaterial da cultura popular local. Depois, serão exibidos vídeos com outros cachoeirenses, de diversas áreas, que, de alguma forma, fizeram parte da construção histórica e cultural de Cachoeiro.

A Semcult já publicou no canal entrevistas com outros grandes outros nomes da cultura popular cachoeirense, como: Canuta Caetano, Maria Laurinda Adão, Dona Isolina e Izaias Quirino.