Planejamento

Cachoeiro define ações para inédito Plano Municipal de Drenagem

Programas traçados para o documento foram apresentados em seminário virtual
Foto: Divulgação/PMCI

Cachoeiro está avançando na elaboração do seu primeiro Plano Municipal de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais (PMD). Na noite desta segunda-feira (6), a Prefeitura realizou um seminário on-line para apresentar os programas traçados a partir das etapas de diagnósticos e prognóstico.

O primeiro deles é o Programa de Reestruturação Gerencial e Operacional do Sistema de Drenagem, voltado para a melhoria do planejamento e gerenciamento dos planos e ações de drenagem em Cachoeiro.

O segundo, denominado Programa de Melhoria Ampliação e Melhoria do Sistema de Drenagem, visa tornar mais eficiente os sistemas de escoamento de águas pluviais no município, por meio de projetos como a modelagem hidráulica e hidrológica e a ampliação da áreas permeáveis.

O projeto de elaboração do PMD também prevê o Programa de Fiscalização de Áreas Vulneráveis e Setores de Risco, voltado para prevenir ocorrências como deslizamentos geológicos e alagamentos, e o Plano de Educação Ambiental, Comunicação e Mobilização Social.

De acordo com o Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (Lagesa) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), responsável pela parte técnica do projeto, dentro dos quatro eixos apresentados, serão executados quinze projetos, totalizando 124 ações relacionadas ao PMD no município.

Conduzido pelo professor Renato Siman, da UFES, o seminário pode ser assistido a qualquer momento, do canal oficial do Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (Lagesa) da Ufes no YouTube (youtube.com/@LagesaUfes).

No site da Lagesa, o cidadão pode conferir os documentos elaborados pelo grupo de trabalho de construção do PMD, como relatórios e estudos técnicos que geraram a construção dos programas.

“Após as vistorias e pesquisas de campo e os seminários participativos, realizados em parceria com o poder público e a sociedade civil, elencamos os desafios, tendências, oportunidades e aspirações sobre questões relacionadas à drenagem em Cachoeiro de Itapemirim”, destacou o professor Renato Siman, da Universidade Federal do Espírito Santo, que conduziu a apresentação.

“Quando finalizado, o PMD será uma importante ferramenta para os gestores públicos de Cachoeiro, que irá nortear as principais políticas públicas relacionadas à drenagem e ao manejo de águas pluviais no município”, destaca o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.