Seminário e famtour estimulam fortalecimento do turismo em Cachoeiro

Circuito Caminho das Pedras foi percorrido por empresários, autoridades e conselheiros do Comtur

A programação cachoeirense da Virada Turística Capixaba foi encerrada neste fim de semana com dois eventos nos quais o setor privado e o poder público se uniram para trocar experiências e debater ações de fortalecimento do turismo em Cachoeiro: o seminário “Educação Patrimonial – 1º passo”, realizado sexta-feira (20), no auditório do Centro Universitário São Camilo; e o “Famtour Circuito Caminho das Pedras”, visitação feita no sábado (21) à rota turística do setor de rochas ornamentais.

Os principais assuntos abordados no seminário, que teve entre os seus palestrantes empresários e representantes de secretarias municipais, foram a valorização patrimonial, o resgate de projetos turísticos e culturais, estabelecimento de parcerias, incentivo ao agroturismo e visita a belezas naturais pouco conhecidas de Cachoeiro, além de ações para divulgar atividades da área.

“Projetos importantes se perderam no passado por nossa culpa. Nós, como cachoeirenses, não nos apropriamos dessas iniciativas. Tenho certeza que muitos de nós não conhecem vários dos locais culturais e históricos do município. A nossa missão é tornar o nosso grande potencial em realidade, e fazer de Cachoeiro uma ‘capital menos secreta'”, afirmou o prefeito Victor Coelho em seu pronunciamento na abertura do evento.

O estudante de Arquitetura e Urbanismo Gabriel Amorim foi incentivado a acompanhar o seminário por meio de divulgação feita em sala de aula, e gostou do que viu. “Acho muito interessante a forma como estão discutindo a questão do pertencimento territorial, que é algo que falta bastante no Brasil como um todo”, comentou.

Conselho de Turismo

Durante o seminário, também foi dada a posse aos novos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que vão atuar no órgão até 2019. Entre os conselheiros estão representantes das secretarias municipais de Cultura, Comunicação e Desenvolvimento Econômico, bem como organizações de taxistas, do setor de rochas ornamentais, bares e restaurantes, locadoras de automóveis, agências de turismo, rede hoteleira, faculdades, dentre outras.

Famtour

Já o Famtour foi realizado com empresários, autoridades e conselheiros do Comtur no Circuito Caminho das Pedras, tendo como objetivo apresentar três diferentes indústrias do setor de rochas ornamentais, um dos principais atrativos do Turismo de negócios da região. Os visitantes puderam acompanhar etapas de processamento das rochas ornamentais, desde a extração até o beneficiamento. Outro atrativo do passeio foi a exposição de trabalhos artesanais feitos com resíduos das rochas.

“Tivemos a oportunidade de verificar a grande evolução da indústria de rochas em termos de segurança e conservação ambiental. O mármore e o granito são atrativos muito fortes de Cachoeiro. O turista se encanta em conhecer o caminho das pedras. Essa rota era muito explorada anteriormente e é algo que nós queremos resgatar”, comentou a servidora da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) Maria Elvira Tavares, que está à frente das ações de potencialização do turismo na secretaria.

Novos membros do Conselho Municipal de Turismo:

Titulares: Carmem Regis Dias Casteglione, Elmo Malheiros de Matos Júnior, Eugênio José Agrizzi, João de Paula, Juarez Marquetti, Layra Freire, Leonardo de Oliveira Moreira, Nelson de Oliveira Campos Filho, Patrícia de Almeida Pena Gill, Rita de Cássia Martins, Rogério Ribeiro do Carmo, Ronaldo Cypriano, Sebastião Ricardo Carvalho Moreira, Valdeir Soares de Oliveira e Wesley Mendes.

Suplentes: Clayton Siqueira do Nascimento, Fábio Cunha Garcia, Gilver Correia Wichello, José Luiz Miglioli, Josiane de Melo Angelo Lustosa, Juarez Montero Albernaz, Leandro França Rosa, Leonardo Pinheiro Dutra, Leverson de Freitas, Lorena Dessaune Albernaz, Nádia Nelli França Paulino Gonçalves, Ronaldo Gonçalves da Costa, Pedro Paulo Barbosa Carvalho, Rosane Santos de Oliveira Campos e Silvia Carla do Nascimento.