Participação social

Seminário encerra curso de formação em conselhos comunitários escolares

Foto: Divulgação/PMCI

Na manhã desta quinta-feira (7), foram encerradas as formações do curso “Conselhos Escolares: Fortalecendo a Gestão Democrática”, voltado para membros dos conselhos comunitários escolares.

O seminário foi realizado no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, localizado no bairro Ferroviários. Ao longo de quatro meses de formação, os conselheiros se aprofundaram nos estudos de temas que fortalecessem a atuação sobre como consolidar a participação e o controle social na promoção de políticas públicas.

Além disso, também foram temáticas assuntos como: formação em conselhos escolares: aspectos teórico-práticos a partir da experiência do Avamec; processo de prestação de contas no conselho comunitário escolar; funcionamento de programas educacionais dos entes federados na rede municipal de ensino; papel e a atuação dos conselhos municipais ligados à educação: alimentação escolar, Conselho Municipal de Educação e Fundeb; dentre outros.

“Ao encerrarmos esse curso de formação, celebramos não apenas o conhecimento, mas a consolidação de uma comunidade educacional mais forte e participativa. A atuação dos conselhos é essencial, continuaremos promovendo ações que garantam uma educação de qualidade para todos”, comenta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Participaram da formação integrantes dos Conselhos Comunitários Escolares da Rede Municipal, Conselho Municipal de Alimentação, Educação e FUNDEB, Conselho do CECAPEB, Conselho do Polo UAB Cachoeiro de Itapemirim, Fórum Municipal Permanente de Educação, Membros da Comissão Especial do Fórum Municipal de Educação e da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim.

Os participantes apresentaram um trabalho final sobre o curso. A tarefa consistiu na elaboração de um plano, com ações para fortalecer o funcionamento e visibilizar a atuação do CCE, Conselho Municipal, fórum ou comissão do qual o conselheiro envolvido faz parte.

Melhorias na educação em Cachoeiro

Presente no seminário de encerramento, o prefeito Victor Coelho aproveitou a oportunidade para apresentar as diversas melhorias que a área da educação de Cachoeiro recebeu, nos últimos anos.

Em destaque estão reformas de várias escolas, instalação de ar condicionador, implantação de recursos tecnológicos como suporte e fomento do ensino-aprendizagem, aquisição de kits escolares, dentre outras.

Além disso, o prefeito também destacou sobre a reforma e ampliação da Escola Municipal “Zilma Coelho Pinto”. Para essa obra, o Governo do Estado repassou ao município, o valor de R$ 6.322.670,57, por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Espírito Santo (Funpaes).

A obra vai garantir uma estrutura de mais qualidade para a comunidade escolar, além de permitir a manutenção de 518 vagas existentes e ampliação de 90 vagas na unidade de ensino, que é uma das mais tradicionais do município, homenageando, em seu nome, uma grande educadora cachoeirense.

“Uma cidade que investe em educação, na verdade, está investindo no futuro. Porque serão essas crianças e adolescentes que vão dar continuidade a tudo que estamos construindo até aqui. Nossa missão é proporcionar caminhos mais pavimentados possíveis para que a jornada deles seja de sucesso e é isso que estamos fazendo e continuaremos a fazer”, salientou Victor Coelho.