Notícias

Controladoria Geral

Servidoras da CGM participam de ação nacional sobre equidade de gênero

Ação integra uma experiência nacional na área da equidade de gênero
Foto: Reprodução/Web

Servidoras da Controladoria-Geral da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim estão participando de uma experiência nacional na área da equidade de gênero. Trata-se da ação coletiva Mulheres no Controle, que vai promover um estudo de boas práticas relacionadas ao assunto.

A ação é desenvolvida em parceria pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e o Banco Mundial, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, em especial no número 5 da Agenda 2030 e ESG (Environmental, Social and Governance), que traça metas para o alcance da igualdade de gênero.

Uma de suas etapas será a autoavaliação das controladorias, mediante a cooperação técnica entre Conaci e Rede Equidade, visando identificar as boas práticas em controladorias do país, entre elas, a de Cachoeiro de Itapemirim, que está representada por servidores em um grupo de trabalho no qual se discute várias pautas sobre o assunto.

As discussões das quais participam terão o objetivo de contribuir para o Estudo de Boas Práticas sobre a Equidade para a equidade de Gênero e ESG. Além disso, o município também participará de uma pesquisa sobre a questão, que será direcionada à Controladoria de Cachoeiro e depois redirecionada a outros setores, com vistas a contribuir para o grupo de trabalho do Conaci e Banco Mundial.

“Participar da Ação Coletiva Mulheres no Controle nos ajuda a compreender ainda mais a necessidade de estruturar políticas públicas e projetos alinhados com a agenda global de equidade de gênero e trazer luz pra este tema tão relevante”, conta a participante do grupo de trabalho e coordenadora de Controle e Transparência, Kédyma Marques.