Formação

Servidores de unidades de saúde são orientados sobre atendimento à população LGBTQIA+

Formação foi realizada na terça (28), Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+
Foto: Divulgação/PMCI

Na última terça-feira (28), Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+, a Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico (Semgov) de Cachoeiro realizou uma formação para servidores que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), voltada para a recepção e acolhimento a esse público. A ação aconteceu no auditório da Escola Estadual “Zilma Coelho Pinto”, bairro Ferroviários.

Os ouvintes, lotados na Secretaria Municipal de Saúde (Semus), receberam orientações sobre questões relacionadas aos direitos humanos e o acolhimento nas instituições de saúde da população LGBT, visando  sensibilizar os profissionais para o respeito aos direitos dessa população e desmistificar preconceitos a respeito da diversidade sexual.

Durante a ação, foi realizada uma palestra ministrada por João Lucas Cortês, presidente do Conselho Estadual de LGBTQIA+, que ressaltou a importância da iniciativa do poder público em realizar encontros que promovam a diversidade.

“A recepção da UBS é a porta de entrada do serviço de saúde da Atenção Primária. O recepcionista é um profissional de grande importância na equipe, pois é por meio dele que os usuários do SUS são acolhidos e direcionados aos demais profissionais da equipe, de acordo com suas necessidades”, explicou a subsecretária municipal de Atenção Primária, Rosângela Justo.

“Todo servidor público, assim como qualquer outro cidadão, deve se despir de todo preconceito, seja ele de cunho racial, de gênero, religiosa, social ou outros. Em sua atuação, o servidor deve cumprir seu papel, atendendo a população com respeito e empatia, sem qualquer distinção”, destacou Valquíria Volpato, subsecretaria municipal de Cidadania e Direitos Humanos da Semgov.