Treinamento

Servidores municipais que atuam no campo aprendem primeiros socorros

Treinamento foi realizado pelo Corpo de Bombeiros, nesta quarta (27)
Foto: Divulgação/PMCI

Servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai) estão mais aptos para prestarem primeiros socorros. Eles participaram, pela primeira vez, da palestra do Corpo de Bombeiros sobre o assunto, na manhã desta quarta (27), e puderam aprender mais sobre os protocolos de atendimento, além de tirar dúvidas acerca de situações que podem ocorrer no setor.

A palestra, que começou às 9h e durou cerca de 1h30, ocorreu na sede do Corpo de Bombeiros, no bairro Marbrasa. Durante a apresentação, o cabo Cristiano Garcias Amarantes enfatizou o passo a passo do atendimento emergencial, desde a identificação do acidente e chamada do resgate a técnicas de socorro à vítima, como massagem cardíaca e verificação de fraturas. Também foram realizados exercícios práticos, com simulações.

“Elas ajudam a otimizar o tempo de resposta. O simples fato de as pessoas que ligam para nós passarem as informações corretas ajuda muito, principalmente, na situação em que esses servidores trabalham: muitas vezes, em locais ermos, onde é difícil a localização pela equipe de resgate e até em manter um contato direto”, conta.

Os profissionais que participaram também gostaram da oportunidade. “Foi muito bom. As técnicas apresentadas ajudam a gente a suportar o momento até o socorro chegar, se houver algum sinistro no campo, dando mais chances às vítimas”, acredita o gerente de Abastecimento e Mercados, Welington Pereira Gomes.

O operador de máquina Roberto Correa da Silva acredita que os conhecimentos repassados deixam a equipe ainda mais preparada. “É muito importante termos acesso a esse tipo de conhecimento devido ao acesso aos locais em que trabalhamos”, diz.

“Nós temos trabalhado com um índice muito baixo de acidentes de trabalho, graças à capacitação dos nossos operadores de máquinas e motoristas, e às ações preventivas que adotamos, como rotina. Esse treinamento de Primeiros Socorros complementa o trabalho de capacitação e nos prepara para a eventual ocorrência de algum acidente. Aproveito para agradecer ao Corpo de Bombeiros Militar, pela parceria nessa iniciativa”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.