Servidores participam de consultoria sobre desburocratização para abertura de empresas

Participaram representantes de diversas secretarias municipais

Nesta terça-feira (11), em Cachoeiro, o auditório do Museu de Ciência e Tecnologia, no bairro Coronel Borges, recebeu uma atividade de consultoria sobre desburocratização do processo de abertura e legalização de empresas, promovida, em parceria, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A atividade foi voltada para servidores da prefeitura que atuam nas pastas de Fazenda (Semfa) e de Meio Ambiente (Semma), na Vigilância Sanitária – vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) – e, ainda, na Comissão Técnica de Desburocratização (Comtede).

“O objetivo é o de criar um ambiente de negócios simplificado e desburocratizado, que facilite e estimule a abertura e o funcionamento de empresas para aumentar a geração de emprego e renda em Cachoeiro. Por isso, temos nos esforçado em projetos com este perfil, que têm apresentado excelentes resultados e que colocam o município entre os mais atrativos do estado para se investir”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

Ele explica que a consultoria também visa melhorar a atuação do município na utilização completa do Simplifica Espírito Santo, programa que agiliza procedimentos eletronicamente e diminui a documentação exigida ao empreendedor. Além disso, automatiza regras de negócio e integra instituições e órgãos envolvidos nos processos de registro de empresas nas esferas municipal, estadual e federal, aumentando o controle de informações e dados, reduzindo o fluxo e o tempo de registro, alteração, baixa e licenciamento de empresas.

“Um dos intuitos da atual gestão municipal é tratar os empreendedores da forma como merecem. Sendo assim, temos buscado, incessantemente, oferecer-lhes um ambiente favorável ao negócio e, para tanto, a integração dos demais setores”, acrescenta Montovanelli.

Ainda de acordo com ele, essas melhorias serão trabalhadas dentro da nova Sala do Empreendedor, que será um espaço para dar celeridade, orientar e formalizar ações. É um espaço destinado a atender os empreendedores que desejam abrir ou ampliar um negócio na cidade.

Nova Sala deverá ser inaugurada em julho

Prevista para ser inaugurada até meados de julho, a nova Sala do Empreendedor funcionará no prédio do Shopping Cachoeiro (rua 25 de Março, Centro), no segundo piso.

Nela, atuarão profissionais das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Semdec), de Fazenda (Semfa), de Meio Ambiente (Semma) e de Saúde (Semus), em parceria com o Sistema S e, também, com instituições de ensino, sindicatos, cooperativas e instituições bancárias.

O espaço concentrará uma série de serviços, como orientação gerencial sobre abertura de empresas; viabilidade; orientação sanitária e ambiental; licenças e alvarás; capacitações empresariais; oferta de microcrédito; consultorias; negociação de débitos; atendimentos de orientações itinerantes nos bairros e orientações sobre como fornecer para a prefeitura, junto com cadastro de fornecedor.