Gestão municipal

Servidores participam de seminário sobre transparência na gestão pública

Na tarde desta segunda-feira (8), foi realizado, no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI), o seminário “Integridade, Transparência e Participação Social”, voltado para servidores públicos da região.

Organizado pela Controladoria Geral do Município (CGM), o evento pautou temas relevantes para o cotidiano dos servidores, que receberam informações sobre os canais de transparência de dados e atendimento ao público.

O seminário foi conduzido por servidores da CGM, com participação da Promotora de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo, Ana Carolina Lage Serra, que elencaram pontos relevantes sobre a ética no serviço público e a importância da participação popular na gestão municipal.

“É muito importante termos conhecimento sobre essas informações, pois elas impactam diretamente nosso trabalho. Desse modo, podemos orientar o cidadão de forma mais eficiente”, afirmou a servidora Rafaela Matos.

Presente no seminário, o vice-prefeito Ruy Guedes destacou a importância de aproximar o cidadão da gestão pública.

“Nossa gestão tem avançado significativamente no que diz respeito à transparência em nosso município. O cidadão pode, e deve, buscar informações sobre a destinação de recursos e serviços oferecidos pela prefeitura. Com isso, ele passa a se sentir mais próximo da administração municipal”, afirmou.

“Trouxemos, hoje, essa discussão sobre transparência e participação social, que é muito relevante para uma gestão pública clara e eficiente. É importante aproximarmos os munícipes das informações disponíveis nos diversos canais de transparência e atendimento, para que eles se sintam parte da administração municipal”, afirmou a controladora-geral do Município, Mylena Gomes Lopes.

Todos os protocolos sanitários referentes ao novo coronavírus foram observados. Na entrada do evento, houve aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool gel em todos os presentes; o uso de máscaras foi obrigatório.

Canais de transparência e atendimento

A Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim oferece diversos meios de comunicação entre a população e a administração do município, com o objetivo de ouvir as demandas públicas e tornar mais eficiente a prestação de serviços municipais.

Portal da transparência

O Portal da Transparência permite que todos os cidadãos tenham acesso simplificado e direto às informações da prefeitura, tais como contabilidade pública e gestão fiscal; relação de cargos, salários e gratificações dos servidores; convênios, contratos e atas de licitações; dentre outras.

O endereço eletrônico do Portal da Transparência é o transparencia.cachoeiro.es.gov.br.

Ouvidoria Geral

A Ouvidoria Geral do Município atua como uma ponte entre o cidadão e a administração pública, onde é possível a realização de solicitações, reclamações, denúncias, elogios, sugestões e pedidos de informações públicas.

A Ouvidoria Geral do Município está localizada no térreo do Centro Administrativo Hélio Carlos Manhães (antigo Sesc) – rua Brahim Antônio Seder, 96, Centro. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, presencialmente ou pelos telefones 156, (28) 3155-5237 e (28) 98814-3357 (ligação e WhatsApp).

Os cidadãos também podem procurar os canais digitais, a qualquer dia e horário, para registrar suas manifestações: Portal do Cidadão, (www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral), aplicativo de celular “Todos Juntos” e WhatsApp Cachoeiro Online (98803-9552), opção 1.

Aplicativo “Todos Juntos”

Lançado em abril de 2020, o aplicativo “Todos Juntos” permite a abertura de chamados relativos a solicitação de serviços, denúncias, elogios, sugestões, reclamações e pedidos de informação. Além disso, é possível acompanhar o andamento atualizado dos pedidos feitos pelos usuários.

Carta de Serviços Municipais

Desenvolvida para facilitar o acesso às informações sobre serviços prestados pela prefeitura de Cachoeiro, a Controladoria Geral do Município lançou a Carta de Serviços, um guia on-line dos atendimentos que a administração municipal oferece à população.

Na página, basta digitar um termo chave (limpeza, por exemplo) na barra de busca para ter acesso a dados como: secretaria responsável pelo serviço; se há atendimento on-line ou presencial; os canais de contato com os setores envolvidos; dias e horários de funcionamento; passo a passo para a solicitação, dentre outros.

A plataforma pode ser acessada pelo endereço transparencia.cachoeiro.es.gov.br/carta-de-servico.