Notícias

Setores público e privado debatem turismo em seminário

O objetivo é fomentar ações para o fortalecimento das potencialidades turísticas de Cachoeiro

Representantes do poder público e do setor privado de Cachoeiro participarão do seminário “Educação Patrimonial – 1º passo”, que será realizado nesta sexta-feira (20), no auditório do Centro Universitário São Camilo, bairro Paraíso, a partir das 19h. O objetivo é debater ações para o fortalecimento das potencialidades turísticas do município, com foco na valorização dos locais de interesse histórico e cultural cachoeirenses.

O evento tem entrada franca e integra a programação da Virada Turística Capixaba em Cachoeiro, organizada pelas secretarias municipais de Cultura (Semcult) e de Desenvolvimento Econômico (Semdec), com suporte da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e de entidades locais. Também na ocasião, tomarão posse os novos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Os seis palestrantes do seminário falarão sobre experiências do presente e do passado relacionadas à área de atuação de cada um. Renato Borges, gerente do consórcio Novotrans, e o educador e guia de turismo Rogério Franzoti abordarão o projeto “Doce terra onde eu nasci”, desenvolvido conjuntamente pela empresa e pela administração municipal entre 2005 e 2006. Já o presidente do Sindirochas Espírito Santo, Tales Pena Machado, falará das perspectivas e potencialidades do setor de mármore e granito, com ênfase para a importância da Cachoeiro Stone Fair como evento turístico.

A mesa contará, ainda: com a turismóloga Carmem Casteglione, que, dentre outros tópicos, vai explicar a importância do Comtur; o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento Robertson Valladão, que mostrará os caminhos e as potencialidades dos circuitos do agronegócio; e o coordenador de marketing da Regional Sul da Rede Gazeta, Rogério Bono, que vai destacar a participação da mídia no apoio e na divulgação das ações voltadas para esse campo.

O foco deste primeiro seminário é proporcionar o encontro dos diversos atores sociais do próprio município, de forma a propor soluções conjuntas para o redespertar do turismo em Cachoeiro. Um novo evento está sendo planejado para o primeiro semestre do ano que vem com a presença de especialistas vindos de fora da cidade para falar sobre o tema.

“Entendemos que a educação patrimonial contribuirá para mostrar à população os benefícios que o desenvolvimento do nosso turismo trará para a cidade”, reforça o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Felipe Macedo.

O seminário é promovido pela prefeitura (por meio da Semcult e da Semdec), em parceria com a Setur e, também, com apoio do Centro Universitário São Camilo, do Comtur, da Viação Flecha Branca, do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag), do Sindirochas Espírito Santo e do Mega Centro Cachoeiro.