Sinalização viária na área central é revitalizada

Depois de concluído na região, serviço segue para bairros mais afastados do Centro

A Secretaria de Defesa Social de Cachoeiro (Semdef) está revitalizando a sinalização viária horizontal na área central da cidade. Recebem nova pintura as faixas de pedestre, vagas de estacionamento – incluindo as destinadas a idosos e pessoas com deficiência –, quebra-molas, entre outras marcações no asfalto.

“Esse trabalho é feito a cada três meses, em média, sempre à noite, quando o tráfego é menos intenso. Mas há alguns pontos nessa região que precisam ser retocados a cada 45 dias, por sofrerem desgaste maior em função do grande fluxo de veículos”, explica o secretário da pasta, Alexandre Rodrigues.

Já receberam o serviço nos últimos dias a praça Jerônimo Monteiro e ruas como a Bernardo Horta, Capitão Deslandes e 25 de Março. As avenidas Francisco Lacerda de Aguiar e Beira Rio serão as próximas. Depois, as equipes darão início ao trabalho nos bairros mais afastados do Centro, a começar pelo IBC.

Para janeiro, a Semdef programa uma ação especial para melhorar a sinalização nas áreas próximas a escolas, para garantir mais segurança às comunidades escolares. “E, ao longo do ano, atuamos nesses pontos para acender as marcações que vão se apagando pelo desgaste”, ressalta Rodrigues.

Modernização dos semáforos

Outra frente de melhoria da sinalização viária em Cachoeiro teve início em outubro deste ano, quando a Semdef começou a instalar novos semáforos nas vias mais movimentadas.

Os equipamentos contam com um temporizador, painel de LED que informa o tempo restante para a mudança de sinal. O objetivo é ajudar a reduzir os riscos de acidentes como as colisões provocadas por paradas bruscas de motoristas e os atropelamentos.