Começou

Solicitação de matrícula nova nas escolas municipais deve ser feita até domingo (12)

Procedimento deve ser feito por meio do Portal do Aluno
Foto: Montagem/PMCI

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de Itapemirim deu início, nesta segunda-feira (6), ao período para solicitação de matrículas novas nas escolas municipais. Os interessados têm até o próximo domingo (12) para fazer a solicitação on-line.

Estudantes de escolas estaduais e privadas que desejarem migrar para a rede municipal ou que sejam da rede municipal, mas desejam trocar a unidade de ensino deverão, primeiramente, realizar o pedido por meio do Portal do Aluno (prefeitura.cachoeiro.es.gov.br/educaci/portalaluno).

Para isso, ao acessar o Portal, o responsável deverá clicar no botão “Cadastro do Responsável pelo Aluno” e preencher as informações solicitadas. Em seguida, voltar à tela de “Login” e digitar o CPF cadastrado e a senha de acesso.

Após isso, o usuário deverá clicar em “Menu”; “Matrícula On-line”; preencher os dados; enviar a solicitação; salvar e imprimir o comprovante.

“Lembramos que os pais e/ou responsáveis que não possuem acesso à internet poderão procurar a unidade de ensino mais próxima de sua residência para as devidas orientações, bem como para efetivação da solicitação de matrícula nova”, ressalta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Confirmação de matrícula

O passo seguinte será a confirmação da solicitação, que se dará de acordo com cronograma a ser divulgado, posteriormente, levando-se em conta a adequação do fluxo de estudantes dentro da região geoescolar e com a apresentação da documentação exigida, nas respectivas unidades escolares.

Na ocasião, será necessário entregar:

– certidão de nascimento;

– comprovante de escolaridade, histórico escolar ou declaração da unidade de ensino de origem (exceto para os interessados nas vagas de Maternal I, II, III e IV, ou seja, alunos de 0 a 3 anos);

– cartão de vacinação atualizado, acompanhado de declaração expedida pela unidade de saúde;

– laudo médico atualizado, para estudantes com deficiência, salvo quando houver laudo definitivo;

– comprovante de residência atualizado (somente conta de energia);

– CPF do pai, mãe ou responsável legal;

– CPF da criança ou estudante;

– cartão do SUS;

– registro individual das aprendizagens do estudante (somente para efetivação de matrícula no Maternal II, Maternal III, Maternal IV, Pré I, Pré II, 1º ano, 2º ano e 3º ano).