Primeira dose

Covid: vacinação para trabalhadores da saúde cadastrados será neste sábado (15)

Vacinas serão aplicadas na Policlínica Municipa
Foto: Márcia Leal/PMCI

Trabalhadores da área de saúde de Cachoeiro serão vacinados contra a Covid-19 neste sábado (15), das 8h às 17h, na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu. A vacinação será direcionada aos 948 profissionais que ainda não haviam tomado a primeira dose e se inscreveram em um cadastro da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A Semus enviou um e-mail para cada um dos trabalhadores cadastrados informando o horário exato para se vacinarem. Por isso, é importante olhar a caixa de entrada do endereço de e-mail para verificar essa informação. Se o profissional se cadastrou e, mesmo assim, não recebeu a mensagem eletrônica, poderá se dirigir até a Policlínica, entre 8h e 17h – apresentando documento com foto para comprovar que realizou o cadastro.

Além da organização por horários, a Semus colocará três pontos de vacinação diferentes na Policlínica, para evitar aglomerações.

Na hora de se vacinar, os profissionais deverão apresentar documento de identidade com foto, cartão de vacina e cartão do SUS (ou CPF), junto a um dos seguintes documentos que comprovem a atividade na área da saúde: crachá e declaração do serviço de saúde; contracheque; contrato de trabalho; carteira de trabalho; carteira do conselho da categoria mais declaração do serviço onde atua ou alvará de funcionamento ou declaração do Imposto de Renda, para os profissionais autônomos.

“Parte dos trabalhadores da área de saúde de Cachoeiro não conseguiu tomar a primeira dose no período inicial da campanha, por diferentes motivos. Por isso, abrimos esse cadastro para saber quantos ainda precisavam se vacinar, de modo a pedir a quantidade exata de doses ao governo estadual”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Profissionais de educação e segurança

Na semana que vem, a Semus dará continuidade à vacinação em trabalhadores da educação e profissionais das forças de segurança e salvamento. Para esses dois grupos, a aplicação ocorre de acordo com as listas de nomes encaminhadas pelo governo estadual, e cada trabalhador é comunicado individualmente para se vacinar na Policlínica.

Em todos esses grupos prioritários, será aplicada a vacina Covishield/Fiocruz (Oxford/AstraZeneca)