Água, esgoto e resíduos sólidos

Trabalhos do Plano Municipal de Saneamento são apresentados a vereadores

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro promoveu, na manhã desta quarta-feira (5), uma reunião on-line com vereadores, para apresentação dos trabalhos de elaboração do Plano Municipal de Saneamento, que norteará, pelos próximos 20 anos, as ações e serviços nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos.

A apresentação foi conduzida pelo Laboratório de Gestão de Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Lagesa – Ufes), contratado para construção do plano.

Na ocasião, os vereadores puderam conhecer as etapas já concluídas no processo de elaboração do documento e os próximos passos do trabalho, que tem conclusão prevista para o fim de junho, para posterior encaminhamento do projeto de lei do plano à Câmara Municipal.

As fases já concluídas são o Plano de Trabalho, Plano de Mobilização Social, Diagnóstico Técnico Participativo, Prognósticos e alternativas para universalização dos serviços de saneamento e Estudos Especiais. A etapa atual é a de definição dos Programas, projetos e ações.

Dentre as ações que estão sendo traçadas estão a universalização dos serviços de saneamento nas áreas urbanas e rurais, extinção das redes mistas (drenagem e esgoto), criação do Fundo Municipal de Saneamento, implementação da coleta seletiva porta a porta e instalação de Pontos de Entrega Voluntária de resíduos recicláveis, criação de rede de recolhimento de óleo vegetal, programa de educação ambiental permanente e formação de novas associações de catadores de recicláveis.

“Foi uma reunião importante para atualizarmos os vereadores sobre o andamento dos trabalhos de elaboração do Plano Municipal de Saneamento, que será um instrumento fundamental para que o município avance com melhorias nessa área, apontando os caminhos que o poder público e a sociedade cachoeirense devem seguir pelas próximas duas décadas”, afirma a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.

Consulta pública e participação popular

Todos os documentos e relatórios gerados pelo trabalho de construção do Plano Municipal de Saneamento – que envolvem a revisão do Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE) e a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PMGIRS) – estão disponíveis para consulta pública no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br), na área da Semma.

Na próxima semana, terça (11), quarta (12) e quinta-feira (13), serão realizados encontros técnicos participativos virtuais, para que a população possa se inteirar do andamento dos trabalhos de elaboração do plano. Os encontros ocorrerão, a partir das 19h, por meio do canal do Lagesa no YouTube (Lagesa Ufes) e os participantes poderão interagir por meio de chat, em tempo real.